Sociedade

Porto: Palácio da Bolsa recebe o primeiro Fórum do Comércio

O Município do Porto organiza, dias 22 e 23 de novembro, no Palácio da Bolsa, o primeiro Fórum do Comércio. Trata-se de um encontro dos comerciantes locais, empreendedores internacionais, decisores de políticas de desenvolvimento económico e da comunidade portuense, subordinado ao tema "A experiência de consumo".

Serão dois dias de apresentação das melhores práticas nacionais e internacionais de inovação e digitalização do comércio local, de conversas com os mais experientes e os mais recém-chegados comerciantes do Porto, de trabalho em equipa e de visitas exclusivas às lojas do coração dos portuenses, colocando o consumidor no centro do debate das políticas de desenvolvimento do setor.

Sob o prisma das “boas práticas (inter)nacionais” e “conversas entre quem faz e quem pensa o comércio” vão ser debatidos alguns assuntos, tais como “o papel do comércio de proximidade para um urbanismo de proximidade”, “o comércio local nas plataformas digitais”, “digitalização de experiência de consumo” e “acolher no digital”, entre outros.

Com esta iniciativa, anual, o Município do Porto pretende apresentar boas práticas de desenvolvimento local, por via do comércio, fomentar a troca de conhecimentos entre agentes económicos, estimular o networking com outras cidades e parceiros internacionais com práticas inovadoras na área do comércio e incrementar a notoriedade do comércio de proximidade do Porto junto de media, centros urbanos de referência e instituições de ensino e formação.

O fórum vai contar com a presença de Francesc Povedano, coordenador de comércio, restauração e mercados do Município de Barcelona, Mónica Soares, consultora e parceira da MCF Consulting, Manuel Heredia Perez, diretor geral de comércio e consumo do governo regional da Galiza, Mané Pupo, CEO&Founder Rosa Malva, Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corporation, Rafael Tonon, jornalista gastronómico, Ana Mestre, diretora da Escola de Comércio do Porto, Tiago Brito, gerente d’ A Regaleira, e Carlos Brito, professor da Faculdade de Economia do Porto (FEP), entre outros.

Os debates serão moderados por Catarina Portas, empreendedora e responsável por lançar a marca “Uma Casa Portuguesa”, em 2004, e Pedro Araújo, editor-executivo-adjunto do Jornal de Notícias.

Políticas municipais de dinamização do comércio

Atualmente existem mais de 6500 estabelecimentos de comércio e serviços na cidade do Porto, onde uma dinâmica de longa tradição convive com a renovação diária. O Município, reconhecendo o papel fundamental do seu tecido comercial, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações de dinamização do comércio e de reforço do seu ecossistema.

São disso exemplo o fomento da transição digital e a inovação, através da plataforma digital Shop in Porto, onde é possível consultar, em tempo real, informações sobre os estabelecimentos, para além de divulgação de notícias e narrativas, personalização de roteiros e divulgação de campanhas, e o apoio à salvaguarda e à sustentabilidade económica de atividades, com o programa Porto de Tradição, que já atribuiu o reconhecimento a mais de 100 lojas.

As políticas municipais de dinamização do comércio passam também pela geração de informação e conhecimento para a decisão e a ação, desenvolvendo análise de dados e estudos como o Observatório do Comércio, o primeiro censo extensivo do universo de comerciantes da cidade do Porto, e o reconhecimento de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.

Contributo para a capacitação dos agentes económicos, através de um programa anual de formação para comerciantes e trabalhadores e o programa de consultoria, em áreas como atendimento ao público, vitrinismo e visual merchandising, marketing digital e gestão de negócio, o desenvolvimento de novas centralidades urbanas, com a instalação artística de rua, e o estímulo à contemporaneidade e à atratividade das atividades económicas, através de atividades como o Comércio Fora do Sítio ou o Concurso de Montras, são outras das iniciativas municipais para fomentar o comércio de proximidade.

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