Breves

Premiada investigação que abre um novo paradigma no tratamento de doentes diabéticos obesos 

O trabalho realizado pela equipa de cirurgia liderada por Mário Nora, do Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), venceu a 3ª edição do Prémio Banco Carregosa/ Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), com um trabalho de investigação que perspectiva a possibilidade de mudar o paradigma do tratamento dos doentes diabéticos obesos com inerentes ganhos para a saúde.
A investigação realizada pela equipa do CHEDV consistiu no estudo dos efeitos antidiabéticos de uma técnica cirúrgica bariátrica inovadora.
Esta investigação, permitiu demonstrar que a cirurgia em questão modifica a anatomia das células produtoras de hormonas antidiabéticas no intestino, potencia a sua libertação para a corrente sanguínea e aumenta a probabilidade de remissão clínica da diabetes.
A diabetes tipo 2 é um dos maiores desafios de Saúde Pública da actualidade. Em Portugal estima-se que a doença afecte 14% da população adulta em geral e 25% dos indivíduos com obesidade, representando mais de um milhão de doentes. Os gastos associados com a doença correspondem a 1% do produto interno bruto (PIB) e 12% das despesas em Saúde.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close