Sociedade
O Porto está hoje em festa!
Chegou o grande dia. O Porto recebe este domingo milhares de pessoas naquela que é a sua noite mais longa. No São João do Porto os martelinhos, sardinha assada, manjericos e o famoso alho porro estão garantidos. A cidade acordou este domingo com a chuva. Mas São Pedro promete dar tréguas ao São João, com uma noite de festa, concertos, arraiais e muita folia sem aguaceiros.
É um dos santos populares mais celebrados pela Europa, mas nenhuma cidade festeja o São João como o Porto. A invicta está pronta para receber aquela que é a sua grande noite do ano. O ponto alto dos festejos do S. João é sempre na noite de 23 para 24 de junho, mas a festa e os preparativos começaram há várias semanas. O primeiro Ministro António Costa vai marcar presença na noite de 23 para 24, nesta festividade que arrasta todos os anos milhares de pessoas à invicta, no São João do Porto.
É uma festa que se destaca pelas suas características únicas e especiais, mas também pela diversidade e qualidade da programação, tornando a festividade nortenha num dos eventos de destaque da cidade e uma marca de referência do Porto.
Os festejos há muito que são visíveis em vários pontos da cidade. A invicta está vestida a rigor, as ruas estão cheias de pessoas, a alegria e a boa disposição espalham-se um pouco por todo o lado. Já se comem sardinhas com broa, caldo verde, febras e vinho. A juntar àquela que é uma das muitas imagens de marca da cidade do Porto, não podem faltar os martelinhos, as famosas fogueiras, os manjericos, as quadras populares, os balões de S. João e as cascatas.
O tradicional fogo-de-artifício na Ribeira do Porto vai acontecer à meia noite , lançado desde a ponte Luiz I e das várias plataformas no rio Douro. O espectaculos de luz e cor nos céus da cidade vai demorar 20 minutos. Depois, a noite continua e é dedica à música de João Gil e em palco estarão a Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim. Às 2h30, entra em cena a dupla DJ Alberto da Rocha e Francisco Moreira.
Aqui as “tristezas não pagam dividas”. O ditado é antigo, mas aplica-se na perfeição no São João. Entretanto, o céu será invadido por balões que o tornam o céu mais colorido e vivo, dando brilho a uma noite que só vai acabar de madrugada.
Dia 24, será realizada a tradicional regata de barcos rabelos que, com o grito de partida da Foz do Douro, percorrerá o rio até à Ponte D. Luís.
As Rusgas de São João desfilaram ontem, ao final da tarde, na Avenida dos Aliados. Foi o cumprir de uma tradição que remonta a 1957. O desfile juntou cerca de 1.200 figurantes, em representação de cada uma das sete freguesias da cidade. Os resultados do concurso são anunciados este domingo.