Sociedade

O Porto está hoje em festa!

Chegou o grande dia. O Porto recebe este domingo milhares de pessoas naquela que é a sua noite mais longa. No São João do Porto os martelinhos, sardinha assada, manjericos e o famoso alho porro estão garantidos. A cidade acordou este domingo com a chuva. Mas São Pedro promete dar tréguas ao São João, com uma noite de festa, concertos, arraiais e muita folia sem aguaceiros.

É um dos santos populares mais celebrados pela Europa, mas nenhuma cidade festeja o São João como o Porto. A invicta está pronta para receber aquela que é a sua grande noite do ano. O ponto alto dos festejos do S. João é sempre na noite de 23 para 24 de junho, mas a festa e os preparativos começaram há várias semanas. O primeiro Ministro António Costa vai marcar presença na noite de 23 para 24, nesta festividade que arrasta todos os anos milhares de pessoas à invicta, no São João do Porto.
É uma festa que se destaca pelas suas características únicas e especiais, mas também pela diversidade e qualidade da programação, tornando a festividade nortenha num dos eventos de destaque da cidade e uma marca de referência do Porto.
Os festejos há muito que  são visíveis em vários pontos da cidade. A invicta está vestida a rigor, as ruas estão cheias de pessoas, a alegria e a boa disposição espalham-se um pouco por todo o lado. Já se comem sardinhas com broa, caldo verde, febras e vinho. A juntar àquela que é uma das muitas imagens de marca da cidade do Porto, não podem faltar os martelinhos, as famosas fogueiras, os manjericos, as quadras populares, os balões de S. João e as cascatas.
O tradicional fogo-de-artifício na Ribeira do Porto vai acontecer à meia noite , lançado desde a ponte Luiz I e das várias plataformas no rio Douro. O espectaculos de luz e cor nos céus da cidade vai demorar 20 minutos. Depois, a noite continua e é dedica à música de João Gil e em palco estarão a Ala dos Namorados, Ana Bacalhau, Carlão, João Pedro Pais e Tim. Às 2h30, entra em cena a dupla DJ Alberto da Rocha e Francisco Moreira.
Aqui as “tristezas não pagam dividas”. O ditado é antigo, mas aplica-se na perfeição no São João. Entretanto, o céu será invadido por balões que o tornam o céu mais colorido e vivo, dando brilho a uma noite que só vai acabar de madrugada.
Dia 24, será realizada a tradicional regata de barcos rabelos que, com o grito de partida da Foz do Douro, percorrerá o rio até à Ponte D. Luís.
As Rusgas de São João desfilaram ontem, ao final da tarde, na Avenida dos Aliados. Foi o cumprir de uma tradição que remonta a 1957. O desfile juntou cerca de 1.200 figurantes, em representação de cada uma das sete freguesias da cidade. Os resultados do concurso são anunciados este domingo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close