SociedadeVideos

Vídeo: Dia Aberto na Base Aérea de Maceda recebeu mais de 8000 visitantes

A Força Aérea Portuguesa abriu este domingo as portas do Aeródromo de Manobra Nº1 em Ovar/Maceda, a única unidade no norte do pais, para um dia de festa, que superou a fasquia dos 5000 visitantes do ano passado. Segundo o Coronel José Nogueira, Comandante do Aeródromo de Manobra de Maceda este dia é acima de tudo uma forma de mostrar ao público a imagem e a cultura da Força Aérea.
Trata-se de um dia especial não só para os visitantes como para a Força Aérea. Os entusiastas da aviação tiveram a oportunidade de conhecer as aeronaves, fazer batismos de voos, conhecer e participar nas atividades operacionais e visitar o polo do Museu do Ar, assim como o setor de Assistência e Socorro. Um encontro que pretende ainda aproximar e se possível cativar alguém para a Missão da Força Aérea que passa por apoiar a população.
O Aeródromo de Manobra Nº 1 da Força Aérea, vulgarmente conhecido como a Base de Ovar, está localizado na freguesia de Maceda, a aproximadamente 30 Km a Sul da cidade do Porto. A sua construção iniciou-se por fases, em 1957, tendo ficado concluída em 1966. Era sua missão proporcionar facilidades de estacionamento e apoio a aviões de Patrulhamento Marítimo da NATO, em caso de guerra durante a Guerra Fria.
O Aeródromo comemorou o seu 57.º aniversário no dia 05 de abril de 2019. Na vertente do apoio a missões de interesse público, o AM1 acolhe, há vários anos, o destacamento permanente de um helicóptero da ESQ 552 da BA11, para Busca e Salvamento na zona Norte do país bem como tem servido, sempre que necessário, de base a meios aéreos dedicados a operações de combate a incêndios florestais. Da mesma forma, tem apoiado missões de transporte de equipas médicas de recolha de órgãos para transplantes urgentes na zona Norte do país.
A Infraestrutura aeronáutica do AM1 tem-se revelado essencial para a afirmação da soberania nacional ao conferir às aeronaves da Força Aérea mais flexibilidade e maior alcance no Espaço Estratégico de Interesse Nacional Permanente quando em missões de: Busca e Salvamento; Fiscalização da Zona Económica Exclusiva; Vigilância Marítima; Defesa Aérea, controlo e acompanhamento de forças militares estrangeiras, controlo das pescas e da poluição.
No âmbito desta colaboração, o Dolce Vita Ovar tem em exposição o avião Chipmunk, da Força Área Portuguesa até 31 de julho.

Tags
Show More

Related Articles

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close