Notícias

Pavilhão Rosa Mota abre portas em outubro

Projeto envolveu um exigente plano de intervenção do espaço e a implementação de metodologias de engenharia inovadoras

2019 marca o arranque de uma nova vida de um dos edifícios mais emblemático da cidade do Porto. O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota será inaugurado no início de outubro, respeitando a herança arquitetónica e o simbolismo do legado vitorioso da atleta olímpica portuense. As obras terminam no final de setembro, sendo que envolveram um exigente plano de intervenção do espaço e a implementação de metodologias de engenharia inovadoras. O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota vai permitir acolher eventos culturais, desportivos e empresariais de grandes dimensões. A localização privilegiada – próxima de alguns dos mais emblemáticos marcos arquitetónicos da cidade – fará do espaço um polo de dinamização cultural. Idealizado pela Círculo de Cristal, constituída pela Lucios e pela PEV Entertainment, o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota está dotado das mais modernas tecnologias e tem capacidade até oito mil pessoas.
Um dos maiores desafios na reabilitação do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota foi a criação do Centro de Congressos, no piso -1, o que levou a uma reconfiguração do espaço. A zona dedicada aos eventos corporate tem um auditório, em anfiteatro, com capacidade para 500 lugares, quatro salas planas e uma zona de exposição. Outra das novidades do projeto passa pela utilização de bancadas retráteis, que permitem personalizar os eventos mediante o conceito que for delineado e o número de pessoas previsto. As tribunas do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota estão situadas no primeiro e terceiro pisos e os 23 camarotes estão localizados no segundo piso. Está ainda previsto um restaurante com vista para o lago e para os Jardins do Palácio de Cristal – com espaço interior e uma esplanada – e ainda um food court de apoio à atividade.

Sustentabilidade ambiental é uma das prioridades

A preocupação ambiental foi um dos muitos aspetos valorizados na renovação do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, com a implementação de sistemas que garantem uma maior eficiência energética e uma correta utilização dos recursos. Uma das opções recai na utilização da água do lago dos Jardins do Palácio de Cristal para a refrigeração natural das máquinas de controlo de temperatura, reduzindo os consumos energéticos e gastos de água em cerca de 40 por cento. Foi ainda feita uma intervenção intensiva na cúpula do edifício, substituindo-se os vidros existentes por vidro duplo termolaminado pelo interior e temperado pelo exterior, o que vai permitir tornar o edifício mais eficiente a nível energético. Também foram adotados sistemas de iluminação eficiente – como lâmpadas LED – e práticas responsáveis de tratamentos de resíduos, entre outras medidas.

Cúpula: Manter a arquitetura, mas melhorar a acústica

Um dos grandes desafios do projeto prende-se com a acústica do edifício, indispensável para garantir a versatilidade da sala e a sua adaptação aos vários tipos de eventos, mantendo o respeito pela identidade da arquitetura exterior do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, com os 768 óculos que fazem parte da cúpula e que são uma das imagens de marca do espaço. Ao longo de toda a estrutura da cúpula foi aplicada lã de rocha multicamada com mais de 40 centímetros e ainda uma tela acústica que irá cobrir os gomos da cúpula (espaços entre pilares) com os devidos recortes de cada óculo para não criar impacto visual.

Uma nova centralidade para o Porto

O Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota pretende conferir uma nova centralidade à cidade do Porto. A sua localização privilegiada, a escassos minutos da baixa portuense, possibilita ainda o acesso a várias opções de serviços e transportes públicos e às principais vias de acesso rodoviário. Neste momento, já estão confirmados vários espetáculos e eventos, como é o caso do WordCamp 2020 e de concertos como “Amar Amália” ou de Alexandre Pires.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close