SociedadeVideos

Vídeo: Armamar foi rainha da Maçã de Montanha

O Município e a Associação dos Fruticultores de Armamar, com os vários agentes económicos, sociais e culturais do município, levaram a efeito entre 18 a 20 de outubro, mais uma edição da Feira da Maçã. As mais de 80 mil toneladas deste fruto, produzidas anualmente nesta Vila do Distrito de Viseu são todos os anos um grande cartão-de-visita do concelho.
A Feira da Maçã é já um dos pontos altos na região duriense. Numa altura em que decorre nesta região a apanha da maçã, as previsões parecem ser de “um grande aumento” na produção deste fruto. Segundo apurámos, este aumento corresponde a mais de 30 por cento, face a 2018. Segundo os produtores, “esta campanha tem tudo para ser um sucesso”, assegurando que a “maçã está mesmo boa”. A falta de mão-de-obra na colheita deste fruto parece continuar a ser um dos grandes problemas que se estende a toda a região Douro, numa altura em que decorre também a época das vindimas.
Com um programa repleto de atividades, contou com a participação de cerca uma centena de expositores, entre produtores, empresas comercializadoras de bens e serviços para a atividade agrícola, empresários ligados ao setor do turismo, associações culturais, artesãos, maçãs de montanha, vinhos do Douro e Porto, queijos, fumeiros, enchidos e a riqueza cultural duriense e beirã das paisagens.
As maçãs de Armamar são consideradas as mais aromáticas, mais estaladiças e mais saborosas que outras das mesmas variedades produzidas noutras regiões. Daqui surge a Maçã de montanha.
Recorde-se que a primeira edição surgiu em setembro de 2008, ainda como Feira das Atividades Económicas de Armamar. No ano 2010, a Feira passa a chamar-se Feira da Maçã.

Reis da Música Nacional

A noite de sábado ficou marcada por um espetáculo que juntou em palco, o espetáculo dos Reis da Música Nacional, que contou com as atuações de Carla Maria, Romana, Nelo Silva & Cristiana, Márcio Pereira e Lean Cruz.
«Reis da Música Nacional» é um programa semanal da rádio clube de Lamego, que sai dos estúdios, e é apresentado nos “palcos nacionais”. Trata-se de um espetáculo “único, com artistas portugueses para se celebrar a música nacional”, assume o grande mentor do projeto e o agente artístico Hugo Miguel e responsável pela empresa Festas ao Rubro. “Depois do sucesso alcançado nas últimas edições, o espetáculo do Reis da Música, visitou, pela primeira vez, a feira da Maçã em Armamar. “Com uma mão cheia de artistas, a noite foi mais um sucesso”, uma prova que este projeto “tem pernas para andar”, assume o empresário.

Tags
Show More

Related Articles

2 Comments

  1. Parabéns!
    Excelente reportagem da Feira e Maçã!
    Grande profissionais
    Obrigada por promoverem este evento numa das regiões mais bonita de Portugal.

  2. Gosto muito de Armamar. Estive lá este ano e a maça está uma maravilha. Pena ter estado o tempo de chuva pois acabou por tirar brilho a esta festa maravilhosa. Eu vi a fazerem esta reportagem. Passei lá na altura. Um, abraço de Chaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close