Sociedade

Gaia recebe sábado e domingo o 17.º Encontro Nacional de Associações Juvenis

São mais de 900 os participantes inscritos no 17.º ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis, em representação de 1.200 organizações e de 500.000 jovens e dirigentes associativos. Na ordem do dia estará a criação de uma rede nacional de municípios com programas de apoio à Juventude e a definição de uma estratégia comum que permita exigir ao Governo e outros decisores políticos medidas mais eficazes de apoio aos jovens. Entre os oradores confirmados inclui-se a ex-eurodeputada Ana Gomes, a humorista Beatriz Gosta, a coach de alta performance Susana Torres, o cantor e ativista ambiental Filipe Pinto, o diretor artístico do festival "Bons Sons" Luís Sousa Ferreira e o cofundador da startup "Huub" Tiago Craveiro.

A Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) promove de sexta-feira a domingo, em Vila Nova de Gaia, aquele que é o maior evento do setor em Portugal. A 17.ª edição do Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ) tem inscritos mais de 900 participantes, que, oriundos na sua maioria de diferentes pontos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, chegam já esta sexta-feira à cidade na margem sul do Douro para o warm up do evento apoiado pela Câmara Municipal de Gaia. Aos inscritos portugueses juntam-se ainda dirigentes associativos de S. Tomé e Príncipe, Guiné, Espanha e Bélgica, apostados em fazer de sábado e domingo duas jornadas de intenso trabalho sobre a atualidade do associativismo juvenil e da estratégia nacional e internacional para a juventude.
Tiago Manuel Rego, presidente da FNAJ, defende que esta edição do ENAJ “é particularmente relevante num momento em que o novo Governo já assumiu funções e terá que definir as suas próprias políticas de Juventude” para o mandato em curso. “O Governo tem aqui uma rara oportunidade para se inteirar das expectativas reais dos jovens portugueses e traçar as suas linhas de ação prioritárias”, explica.
O programa do ENAJ 2019 prevê assim momentos de discussão como o “Plenário do Futuro”, com presidentes das federações regionais e distritais de associações juvenis, e autarcas de diferentes regiões do país – entre os quais as autarquias que no sábado irão assumir o compromisso de integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Esta nova estrutura arranca com a adesão de 45 câmaras municipais que já vêm trabalhando com a FNAJ no desenvolvimento de programas de valorização dos jovens – é o caso de Gaia, Porto, Coimbra, Cascais, Viana do Castelo, S. Pedro do Sul, Arouca, Almada, Santa Maria da Feira, Arcos de Valdevez, Matosinhos e Funchal – e alargar-se-á depois a outros concelhos que queiram adotar a mesma estratégia partilhada e efetiva de promoção do potencial da juventude.

Uma visão global, da Cultura à Economia e até ao Futebol

A ex-deputada socialista do Parlamento Europeu Ana Gomes é uma das oradoras em destaque no evento e irá analisar a questão da justiça intergeracional como o direito fundamental das gerações futuras a verem assegurada pelas atuais a sustentabilidade do Estado Social que lhes será legado. A ativista social e comentadora política deixará em Gaia o apelo a políticas que atendam às necessidades das gerações atuais sem comprometer o contexto das futuras.
A humorista Beatriz Gosta irá depois moderar um painel de “Youth Talks” com case-studies de empreendedorismo jovem particularmente bem-sucedido: Luís Sousa Ferreira contará como, a partir da pequena aldeia de Cem Soldos, se tornou diretor artístico do festival “Bons Sons”; o cantor Filipe Pinto revelará como concilia a vida de músico profissional com o ativismo ambiental; José António apresentará o projeto “Green Steps”, premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian por promover a exploração artística de resíduos; Mariana Moreira dará a conhecer o projeto “Reciclar não tem idade”; Tiago Craveiro contará como a startup Huub evoluiu de um projeto universitário para uma empresa com presença em 80 mercados; e Gueri Lopes partilhará com o público a sua experiencia como ativista da Organização das Nações Unidas em prol de paz e democracia na Guiné Bissau.
Consciente de que a motivação pessoal é determinante na prossecução de qualquer projeto, a FNAJ convidou ainda a coach Susana Torres a dirigir uma masterclass em que se propõe ajudar cada jovem participante a descobrir o seu superpoder – de forma a concretizar sonhos pessoais como o que o futebolista Eder cumpriu com a ajuda desta orientadora motivacional ao marcar o golo que deu à seleção portuguesa o título de Campeã da Europa em 2016.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close