Sociedade

Hoje é dia das Fogaceiras em Santa Maria da Feira

Hoje, segunda-feira, é dia de Festa das Fogaceiras, uma tradição que todos os anos atrai milhares de pessoas às ruas de Santa Maria da Feira, no Dia do padroeiro São Sebastião.
As festividades arrancaram pela manhã com um cortejo cívico, dos Paços do Concelho até à Igreja Matriz, onde teve  início a missa solene, presidida pelo Bispo do Porto.
Durante a tarde teve lugar a já  tradicional Procissão das Fogaceiras com cerca de 300 meninas a desfilar de branco pelas ruas do centro histórico, transportando à cabeça o pão doce que desde há mais de cinco séculos a comunidade vem entregando a S. Sebastião para agradecer a sua proteção.
O Programa Cultural da Festa das Fogaceiras 2020 estende-se por todo o mês de janeiro, com diferentes iniciativas, da música ao teatro, passando por exposições até a concursos e oficinas artísticas. O programa culmina a 25 de janeiro, com o espetáculo Variações Filarmónicas, pelas 21:45h, no Grande Auditório do Europarque, numa perfeita homenagem à vida e obra de António Variações.

Fotos: Francisco Azevedo

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close