Notícias

Gaia quer controlar e reduzir número de gatos errantes no concelho

Atendendo à dimensão do concelho e à existência de numerosos animais errantes não esterilizados em várias zonas, causando problemas associados à sua reprodução descontrolada e aos focos de insalubridade, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia pretende implementar o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) com o objetivo de controlar e reduzir o número de gatídeos, cuidar do seu bem-estar, reduzir focos de insalubridade e evitar a proliferação de pragas. O programa CED é, assim, um método seguro e eficaz para travar o crescimento desta população, sendo um projeto de salvaguarda da saúda pública e da saúde animal, refere esta autarquia em comunicado.

Para concretizar este programa no terreno, a autarquia vai celebrar acordos de colaboração com as associações cuidadoras de animais que possuem uma especial vocação e uma franca capacidade de mobilização e atuação. Esta proposta será discutida na próxima reunião do executivo municipal, que se realiza segunda-feira, 18 de setembro, às 16 horas, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo.

Paralelamente, no mesmo momento, será discutida a renovação do protocolo de cooperação entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e o Município de Gaia com vista ao desenvolvimento de uma resposta para a necessidade de acolhimento e proteção dos animais de companhia das vítimas de violência doméstica. «Animais protegidos, vítimas protegidas» é o nome do projeto que tem auxiliado a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) em situações que esta não possa garantir. O Município de Gaia tem procurado acolher rapidamente os animais de companhia que lhe sejam sinalizados pelas entidades que fazem parte desta rede, depois de devidamente validados pela CIG, garantindo a alimentação e os cuidados médico-veterinários necessários, refere a mesma nota de imprensa.

Tags
Show More

Related Articles

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close