Sociedade

COVID-19: Gaia já está a apoiar idosos e famílias carenciadas

Cabazes de bens essenciais começaram hoje a ser entregues e 200 mil euros foram atribuídos a juntas e instituições sociais

A Câmara Municipal de Gaia começou esta quarta-feira a distribuir cabazes de bens alimentares essenciais aos idosos e às famílias mais carenciadas do concelho. Esta ação desenvolve-se no âmbito de dois programas distintos. O primeiro, denominado «Os Seniores de Gaia precisam de ti» (apoio ao domicílio e abastecimento de bens essenciais), é assegurado através de protocolos já celebrados com todas as 15 juntas e uniões de freguesia de Gaia. A Câmara financiou estes protocolos hoje assinados, num valor global de 200 mil euros, e a sua implementação será feita com as Juntas de Freguesia e a indispensável ajuda de voluntários. O segundo programa destina-se a famílias enquadradas no escalão A da ação social escolar referenciadas pelos agrupamentos de escolas e está, também, a ser implementado pelo Município.

Município de Gaia “não abandona a cidade”

O presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que o Município de Gaia “não abandona a cidade”. “Continuamos e queremos muito trabalhar de uma forma segura, mas sentimos a obrigação de, por um lado, pedir que fiquem em casa, e, por outro, assumir que, para ficarem em casa, temos de fazer a nossa parte e garantir que têm as condições básicas; que chega a água, que tratamos do saneamento, que recolhemos o lixo e que proporcionamos todas as condições para que a cidade continue a funcionar”, deu conta à Agência de Informação Norte.
O autarca agradeceu em nome do município a todos os profissionais “que estão a trabalhar no nosso hospital e nos nossos centros de saúde, ao nosso pessoal municipal”. “Esta é a nossa missão, com maior ou menor risco, estamos aqui para ajudar. Mas não basta aplaudir pela janela. Anunciamos um conjunto de medidas muito concretas que pretende aliviar uma conjuntura muito difícil. Isto significa um esforço muito grande do Município, mas fazemo-lo depois de termos consolidado as contas municipais. Queremos muito que sintam este esforço num sinal de esperança num futuro melhor, depois de passarmos este verdadeiro inferno”, enfatizou o autarca.
No Centro de Alto Rendimento de Gaia, desde esta manhã, funcionários e voluntários do universo municipal estão a preparar cabazes a distribuir pelos casos referidos acima, com o objetivo de assegurar alimentação para cinco dias. São compostos por leite, manteiga, queijo, arroz, massa, feijão, legumes, fruta, atum, salsichas e ovos.

Inscrições abertas para voluntários

Entretanto, no âmbito destes dois programas, estão abertas as inscrições para os voluntários que queiram estar connosco neste momento de imprescindível ajuda a quem mais precisa de nós. As inscrições destinam-se a maiores de 18 anos (inclusive) e deverão ser feitas para o mail presidencia@cm-gaia.pt. Aos voluntários, a Câmara Municipal assegura o kit de proteção – composto por gel desinfetante, máscara e luvas – e o seguro de acidentes.
Estes programas estão inseridos num pacote mais amplo de medidas de caráter social e socioeconómico que a Câmara Municipal de Gaia está a implementar no sentido de apoiar os cidadãos, os mais vulneráveis e não só, e as empresas estabelecidas no concelho, para que, juntos, sejamos todos capazes de ultrapassar este momento difícil.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close