Saúde

Câmara vai ceder viaturas ao Hospital de Gaia

Hospital tem, desde esta semana, primeiro aparelho de testes Covid-19 de última geração

O Hospital de Gaia é o primeiro do país a dispor, a partir desta semana, do primeiro aparelho de testes Covid-19 de última geração, que permite a realização de mais de mil testes diários. Um avanço extraordinário para reforçar a despistagem do vírus, tendo sobretudo em conta que, em média, um centro de testes nos hospitais públicos não consegue fazer mais do que 150 a 200 por dia.
Este maior rastreamento implica dois cenários possíveis: se o teste der negativo, a pessoa fica em vigilância durante 14 dias em contexto domiciliário; se for positivo, o paciente é isolado e tratado no hospital (se o caso for grave) ou em casa, em regime de isolamento. Para que isto aconteça, é necessária uma deslocação diária de médicos e enfermeiros do Hospital de Gaia aos diferentes domicílios, para o tratamento diários exigível.
Neste contexto, o Município de Gaia vai ceder ao hospital, através de um protocolo, três viaturas ligeiras, pelo período de dois meses, para transporte dos médicos aos domicílios, apoiando a prestação destes cuidados e reforçando a consequente capacidade de resposta dos quartos da unidade hospitalar. O seguro e o combustível serão assumidos pelo Município.
O protocolo e as viaturas foram entregues à administração do Hospital de Gaia esta quinta-feira, no parque de estacionamento do pavilhão satélite da Unidade do hospital.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close