SociedadeVideos

Vídeo: Praia de Esmoriz com aumento de turistas portugueses e estrangeiros

O Verão este ano é diferente e ninguém tem dúvidas disso. Mas a praia de Esmoriz, em Ovar, tem recebido este ano um aumento de turistas portugueses e estrangeiros que destacam a qualidade da água e da areia. A restauração e demais serviços de apoio estão todos preparados, inclusivamente em termos de segurança, para acolher os turistas.


É que na praia de Esmoriz o caminho não acaba. Também lá há passadiços: oito quilómetros de tábuas a rodear a maior zona lagunar do norte do país. O surf também é um dos muitos atrativos desta praia que se faz de gente genuína e que tem conhecido um boom de surf camps aí instalados.
Agora, há um outro sonho na esteira: ligar Esmoriz a Cortegaça por um percurso pedonal de frente de mar urbana. A ideia é dos presidentes da Junta de Esmoriz, António Bebiano, e de Cortegaça, Sérgio Vicente Prata. Mesmo antes de qualquer aprovação da Câmara, avançaram para um estudo prévio de arquitetura. Porque, garante Bebiano, são duas freguesias com uma grande densidade urbana, mas que estão desajustadas no tempo.
A ideia é ligar uma freguesia e a outra, fazendo a ponta com a ecopista florestal e com os passadiços. Ou seja, o objetivo não é só ligar a frente de mar, mas criar circuitos alternativos, com ligações ao interior das freguesias e ao pinhal. Pelo caminho, fazer uma série de investimentos e melhorias nos sítios por onde passa o percurso. Redesenhar e requalificar as praças de frente de mar, os bairros dos pescadores, os parques de campismo, criar parques de jogos, estruturas de apoio para a arte xávega e para o surf, criar uma praça central para fins noturnos, apostar no alojamento local, e manter a aposta que tem vindo a ser feita nas namoradeiras.
O projeto tem um orçamento estimativo de 3 milhões, daí que esteja dividido em sete áreas de intervenção. “A Câmara tem abertura, mas é preciso decidir prioridades e de onde vem o dinheiro para o investimento”, explica António Bebiano. A prioridade da Junta de Freguesia passa ainda pelo Bairro dos Pescadores e pela a Praça das Companhas.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close