Desporto

III Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas do Basket de Clube de Gaia assinala retoma da modalidade

Ao anfitrião, juntam-se a tetracampeã nacional APD Braga e o histórico emblema do GDD Alcoitão. A prova decorre no dia 26 de Setembro, sábado, no Pavilhão Dr. Manuel Ramos, em Grijó, Vila Nova de Gaia, e conta com o apoio da Junta de Freguesia local.

Seis meses depois, o Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) nacional regressa aos pavilhões, no III Torneio de BCR do Basket Clube de Gaia (BCG), formação que fará a sua estreia na presente temporada, no principal escalão da modalidade.
Pela frente, os gaienses, orientados pelo treinador-jogador Pedro Bártolo, subcapitão da seleção nacional, terão a tetracampeã nacional APD Braga, conjunto que goza de hegemonia no panorama nacional ao ter conquistado os últimos 16 troféus – entre campeonatos, taças de Portugal e supertaças -, e o GDD Alcoitão, clube com pergaminhos no país, no desporto cimeiro do universo Paralímpico. “O torneio é o barómetro perfeito para perceber em que patamar estamos”, afirma Pedro Bártolo, regressado de 7 anos no BCR internacional, divididos por Itália e Espanha. No campeonato, a ambição do BCG passa por “terminar no top-4 para disputar a Final-Four e alcançar a fase final da Taça de Portugal”, apesar do base da Seleção Nacional reconhecer que “a juventude do plantel e a sua escassez de opções requerem uma abordagem cautelosa”.
De realçar o facto de, entre as três equipas, estarem reunidos 11 internacionais A (7 da APD Braga, 2 do Basket Clube de Gaia e 2 do GDD Alcoitão) e 4 internacionais sub22 (3 do Basket Clube de Gaia e 1 do GDD Alcoitão), um tónico extra para acompanhar as incidências e resultados, uma vez que, devido à pandemia da Covid-19, não poderá haver público nas bancadas.
O presidente Rui Dias lamenta a “condicionante”, mas frisa a importância de se regressar à competição. “O desporto não pode parar sob pena de se extinguir. Com a realização deste torneio, queremos dar uma demonstração de vitalidade e motivar todos os agentes desportivos para continuarem a trabalhar neste momento difícil”. O dirigente máximo do clube fundado em 2011 (a equipa de BCR arrancaria em 2016) enaltece o apoio da Junta de Freguesia de Grijó e Sermonde, “sem a qual não seria possível consumar a vontade de organizar este torneio”.
O Basket Clube de Gaia faz a sua estreia na 1ª divisão a 17 de Outubro, em casa, precisamente frente a um dos rivais deste torneio, o GDD Alcoitão.

Foto: Filipa Júlio

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 + = 9

Close