Breves
Microsoft distingue todos os professores do Colégio de Lamas
Todos os professores do Colégio de Lamas foram premiados pela Microsoft com a distinção “MIEE – Microsoft Innovative Educator Expert”, que reconhece o uso significativo e relevante das tecnologias no ensino-aprendizagem neste estabelecimento de ensino.
“No último ano letivo, o ensino a distância do Colégio foi um sucesso. Todos os professores provaram facilmente que a utilização intensiva de ferramentas como o OneNote e o Teams era comum nas suas aulas e, por isso, ganharam o reconhecimento da Microsoft. Todos os professores submeteram a sua candidatura e estas foram aceites, na medida em que o trabalho foi reconhecido por incorporar as tecnologias de forma inovadora nas aulas. Os nossos professores são educadores que entendem o seu papel de agentes de mudança e trabalham para atingir a excelência na educação, usando as tecnologias como suporte aos seus métodos de ensino inovadores”, explica Joana Vieira, Diretora do Colégio de Lamas.
A empresa tecnológica norte-americana define o MIEE como um “educador apaixonado pelo ensino e pela aprendizagem, que procura constantemente novas formas de motivar os seus alunos, que redefine o que deve ser a sala de aula do século XXI, que trabalha em colaboração e partilha os seus conhecimentos com uma comunidade global de educadores”.
A atenção da Microsoft ao trabalho desenvolvido pelo Colégio de Lamas tinha sido já assinalada em novembro do ano passado, quando elegeu o Colégio como a única escola em Portugal, num total de 30 escolas de todo o mundo, para uma conversa com Anthony Salcito, Vice-Presidente da Microsoft para a Educação.
Nesta iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de abordar temas relacionados com a educação e a utilização da tecnologia em sala de aula, com uma das personalidades mundiais mais influentes nesta área. A conversa, via Skype, surgiu no âmbito do “Microsoft Skype-a-Thon”, um evento educativo que convida professores e estudantes para uma aula aberta, via Skype, partilhando o conhecimento com escolas de todo o mundo.