Cultura

BETA CIRCUS inicia projeto inovador com foco nas tendências emergentes para o circo contemporâneo

BETA CIRCUS tem como objetivo abordar as novas tendências do circo contemporâneo e compensar a falta de oportunidades para os artistas obterem formação profissional de nível superior. Proporciona também momentos para que o público experiencie essas novas linguagens e conceitos, com apresentações ao vivo, em eventos especiais nos países parceiros. É um projeto de cooperação europeia que pretende desenvolver uma nova visão internacional dedicada ao processo de capacitação de artistas emergentes contemporâneos que procuram obras, tendências e linguagens inovadoras no universo do circo, com especial enfoque em países periféricos, que consequentemente recebem a inovação mais tardiamente, e com reduzido reconhecimento deste domínio no contexto das artes performativas contemporâneas

Cofinanciado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, o BETA CIRCUS é promovido em parceria por estruturas culturais de quatro países europeus: Bússola (Portugal), Teatro Necessario (Itália), Ludifico (Sérvia) e Rigas Cirks (Letónia), com coordenação e gestão do projeto a partir de Portugal.
Em Portugal, tal como nos países parceiros, BETA CIRCUS representa uma oportunidade de reforço do posicionamento do domínio do circo enquanto linguagem emergente no contexto das artes performativas contemporâneas, alinhando-se com o crescente impacto deste subsetor artístico na atualidade. Conectando-se com a crescente dinâmica e reconhecimento de agentes culturais nacionais neste domínio criativo, o projeto contribuí para a disseminação de ferramentas e tendências emergentes, potenciando a capacitação de criadores emergentes e a sua visibilidade e impacto no mercado cultural e criativo.
O crescente impacto, em dimensão e visibilidade, do circo contemporâneo em Portugal, após o seu reconhecimento institucional, em 2017, fica demonstrado pelo número de agentes artístico, estruturas de apoio à criação, escolas e festivais mapeados pela plataforma Outdoor Arts Portugal, também coordenada pela Bússola. Com registo de 56 entidades nacionais, representando um total de 71 projetos de criação e programação distintos, a trabalhar nos domínios do circo contemporâneo e artes de rua, comprova-se a dimensão atual deste contexto artístico em Portugal, reforçando-se a oportunidade do BETA CIRCUS enquanto ferramenta de internacionalização, não apenas dos participantes, mas de forma integrada do setor artístico nacional, que terá uma visibilidade acrescida e acesso a contextos diferenciadores de debate e reflexão.
O plano de capacitação BETA CIRCUS está aberto a participantes com historial formativo diversificado em domínios artísticos [magia, ilusionismo, circo, dança, teatro, artes visuais, cenografia, entre outros]. Nenhum limite de idade foi estabelecido para a seleção; no entanto, os participantes devem demonstrar uma forte motivação para desenvolver algo novo ou inovador nas suas carreiras artísticas. Serão consideradas inscrições de todos os países da União Europeia, bem como de outros países atualmente elegíveis para o Programa Europa Criativa. Um grupo de 12 participantes irá integrar um programa internacional de capacitação em novas tendências para a criação contemporânea no domínio do circo, com foco na “nova magia”, a ser promovido entre maio de 2021 e março de 2022 através semanas de treino de programa específico na Sérvia, Itália, Portugal e Letónia.

Convocatória internacional aberta até 15 de dezembro de 2020.

O BETA CIRCUS ambiciona selecionar um grupo diferenciado com 12 perfis distintos, respondendo aos critérios de emergência no campo das artes performativas, incluindo momentos de inflexão criativa e motivações para mudança do perfil de carreira na definição de “artista emergente”. Os participantes serão selecionados com base na sua formação e experiência profissional anterior, balanceadas com as motivações para integrar o projeto e participar num processo alargado de capacitação. A seleção incidirá na diversidade e nas motivações dos candidatos, assim como nas especificidades de um projeto internacional baseado na mobilidade, onde a capacidade de trabalhar em equipas internacionais alargadas deve ser um requisito obrigatório. A faixa etária, o balanço de género e a diversidade geográfica europeia serão também tidos em consideração na última fase da metodologia de seleção.
Os participantes selecionados integrarão, sem custos, na totalidade do programa de capacitação do BETA CIRCUS. O projeto cobre as despesas dos participantes, incluindo viagens [voos internacionais e transportes locais no destino], alojamento nas cidades anfitriãs e refeições [pequeno-almoço, almoço e jantar] nas datas do projeto. Além disso, os participantes irão beneficiar de uma visibilidade acrescida e uma rede internacional proporcionada pelos parceiros do projeto, assim como comunicação do seu perfil criativo, criando oportunidades para as suas carreiras.
Em suma, o BETA CIRCUS inicia um programa internacional de apoio à formação de profissionais emergentes, assente na mobilidade transnacional para a aprendizagem, oferecendo aos participantes a oportunidade de dar um passo em frente, internacionalizando as suas carreiras e apresentando-lhes novas estéticas e técnicas. Durante 2 anos, o projeto destaca uma nova tendência específica na estética circense contemporânea: o ilusionismo e a “nova magia”, de entre as tendências mais interessantes da atualidade. Além disso, público, programadores e instituições descobrirão estas novas tendências no circo, ilusionismo e magia. Com o somatório das atividades, o BETA CIRCUS pretende promover um circuito internacional de apoio à divulgação das novas tendências nas linguagens circenses contemporâneas, promovendo novos projetos artísticos e de investigação ao longo de um processo de capacitação, potenciando as atividades de uma cooperação transnacional, com base na mobilidade de artistas, profissionais e equipas dos parceiros, para percecionar diferentes realidades artísticas e públicos.

Fotos: DR

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close