Desporto

O primeiro grande duelo de 2021

Clássico é segundo o dicionário de língua portuguesa o que é considerado um modelo ou que corresponde a padrões perfeitos e intemporais.
O futebol resgatou desde sempre esta expressão para os jogos mais apetecidos do calendário.
E o Porto- Benfica desta sexta é um dos clássicos mais picantes do futebol deste país com formato rectangular.
É muito mais que um jogo porque coloca olhos nos olhos clubes rivais. Emblemas que lutam a cada partida pela hegemonia do desporto mais adorado pelos portugueses. Tornou-se a partir de determinada altura uma questão geo-politica. Um Norte- Sul ou um Sul -Norte que deixou marcas visiveis e nem sempre aceitáveis entre os seguidores. Marcas comportamentais que no jogo desta noite se atenuam pela ausência de adeptos nas bancadas. E por isso sem a pressão exterior.
 Há 3 semanas o Porto ganhou a Supertaça ao Benfica em Aveiro. E agora como será ? É a pergunta que passa pela cabeça de muitos. Aí aplica-se a experiência dos dois treinadores que dizem não existir um favorito a este nível. E que se algum dos emblemas sair derrotado não significa que esteja fora da discussão do título. Quem pode beneficiar disso é o Sporting porque bem vistas as coisas é o leão que olha para baixo e não os dois outros rivais principais do campeonato.
Os números também pouco contam. As estatísticas valem o que valem . É em 90 minutos absolutamente originais que se vai fazer a história primeiro clássico de 2021 mesmo que o Dragão pareça mais sólido e senhor de si perante um Benfica que ainda revela alguns tremores de confiança.
Mas como diz um amigo meu, futebol são opiniões  antes do apito inicial. Depois cabe aos jogadores mostrar quem é realmente mais forte. Sobretudo porque Porto e Benfica são as equipas mais dominadores da Liga portuguesa desde a última vitória do Sporting em 2001-2002. daí para cá os azuis e brancos ergueram os braços por 11 vezes  e as águias em 7. 
Caso vença o Porto bate uma barreira de 5 triunfos seguidos sobre o rival lisboeta e aumenta para 17 os jogos sem perder de seguida. O Benfica quer aumentar para 7 os jogos sem perder no campeonato e não permitir assim um penta de triunfos aos da Invicta.
Que seja um grande jogo !
Fernando Eurico
Jornalista
Foto: DR
Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close