Desporto

Saiu o Milhão em Galegos- S Maria

Tem um nome pomposo. Mecanismo de solidariedade por formação de atleta. É uma forma de pagar direitos de formação aos clubes que lançam jogadores de futebol e que depois são transferidos para emblemas profissionais. Paulinho custa 16 milhões ao Sporting por 70 % do passe mas lá para as bandas de Galegos- S Maria ( Barcelos ) esfregam-se as mãos pela maior transferência neste mercado de inverno do futebol português. O clube que anda nos distritais da AF Braga feitas as contas pode receber 800 mil euros. Quase um milhão para quem vive por estes tempos a contar cêntimos e a ir aos bolsos e encontrar quase sempre cotão.
A esta hora as registadoras na freguesia do concelho de Barcelos tilintam. Paulinho um avançado corpulento e com faro de golo fez-se jogador entre os 13 e os 19 anos. Já na altura era o terror das balizas e nos dois anos como sénior apontou 11 golos. Trofense, Gil Vicente clube da terra Natal, Braga e agora Sporting e com já dois golos pela seleção das quinas.
O que vai ser feito à dinheirama é o que se deve questionar nesta altura entre adeptos e dirigentes do popular Santa Maria. Para já ninguém quer falar sobre o assunto mas que sirva para melhorar instalações, eventualmente resolver dívidas e que a aposta na formação prossiga porque este é um dos clubes com maior taxa de sucesso nos jogadores que se notabilizaram entretanto. Para lá de Paulinho, Carlos Fonseca além de Hugo Vieira estremo estonteante e outros.

Que a FIFA nunca acabe com este mecanismo. Porque não é o subsidio de Natal é muitas das vezes a reforma antecipada.  Que o diga a AD Vidago com a transferência de Pedro Gonçalves e outros que se vão seguir.

Fernando Eurico
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close