Cultura

Morreu a atriz Adelaide João

A atriz Adelaide João, de 99 anos, morreu hoje de madrugada na Casa do Artista,

Maria da Glória Pereira Silva, de nome artístico Adelaide João, nasceu em Lisboa em 27 de julho de 1921 e começou como atriz amadora no grupo de teatro da Philips. A atriz vivia na Casa do Artista, em Lisboa, há vários anos, “local onde morreu esta manhã vítima do novo corona vírus”, confirmou fonte ligada à instituição
Na televisão, Adelaide João, que no meio teatral era conhecida como Lai lai, estreou-se na RTP, com “Fim de Semana em Madrid”, em 1960. Em 2017, recebeu o prémio Sophia pela Carreira.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte de Adelaide João, recordando-a como “uma atriz omnipresente nas últimas décadas” em Portugal, a cuja presença os portugueses estavam habituados.
Numa mensagem de pesar publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa endereça “sentidos pêsames” à família da atriz.
Nesta nota, Adelaide João é recordada como “uma atriz omnipresente nas últimas décadas”, referindo-se que tinha “muito mais de uma centena de trabalhos no currículo” e era “quase centenária em idade”.
“E se estávamos tão habituados à sua presença, a verdade é que reencontraremos sempre Adelaide João quando regressarmos às imagens do nosso cinema e da nossa televisão”, acrescenta-se.
Segundo o chefe de Estado, “lembrar os seus trabalhos é fazer o historial do teatro televisivo em Portugal, do Teatro Nacional e das companhias de teatro independentes, das novelas fundadoras”, como “Vila Faia”, “Origens” e “Chuva na Areia”, e também “dos dramas e séries”, como “Eu Show Nico” e “Cláxon”.
Adelaide João é descrita como “uma figura eminentemente reconhecível, com uma franqueza e um desembaraço que a tornavam uma atriz cómica por excelência, mas também à vontade em registos mais graves”, e como “uma atriz de elenco, consciente da interpretação como arte coletiva e colaborativa, em que cada ator dá o seu contributo, maior ou mais pequeno, notório ou discreto”.

.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close