Educação

Colégio de Lamas: 52 anos de história

O Colégio de Lamas celebrou ontem, quarta-feira, dia 5, 52 anos de história, uma data que assinalou também o 93º aniversário do seu fundador, Joaquim António Vieira (1928-2015).
A cerimónia decorreu no auditório com a presença de um número reduzido de alunos, para garantir a segurança sanitária, tendo sido transmitida, em direto, para todas as salas de aula.
Nesta celebração, foi recordada a vida e a personalidade do pedagogo e humanista, António Joaquim Vieira, que criou o Colégio de Lamas em 1969. Uma instituição que, nas suas palavras, tinha como missão: “Servir os jovens, procurando e promovendo a sua formação em todos os domínios, como pessoas de caráter, conscientes, responsáveis, úteis à sociedade.”
O encerramento desta comemoração ficaria assinalado por um ato muito simbólico: a plantação de uma oliveira no jardim do Colégio por quatro alunos do 1º ciclo.
A oliveira é uma árvore resistente e forte, que pode chegar a viver centenas de anos, e que sobrevive a todas as intempéries e adversidades. Simboliza o renascimento, a esperança, a vida e a paz. Não há árvore melhor para simbolizar o nosso Colégio, que viveu tempos de enormes dificuldades, mas renasceu e reergueu-se para um tempo novo, de ação, desafiante em inovação, criatividade e humanismo, tempo esse que já está a acontecer agora e que toda a comunidade educativa tem a oportunidade de vivenciar”, explicou Joana Vieira, diretora do Colégio de Lamas.
Quero pedir a todos os nossos alunos e alunas que sejam fortes e resilientes como a oliveira. Procurem sempre superar as dificuldades com espírito combativo e alcançarão os vossos objetivos. Não desistam nunca de serem os melhores alunos e as melhores pessoas, porque assim contribuirão para a transformação tão desejada do nosso mundo, tornando-o mais sustentável, mais harmonioso e mais humano. Como o ramo da oliveira, que os nossos estudantes sejam também mensageiros de um mundo novo, de um futuro brilhante e promissor”, concluiu.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close