Breves

‘Artes em Itinerância’ percorre 16 freguesias com programação cultural de acesso gratuito

Entre junho e dezembro, o projeto municipal de descentralização cultural ‘Artes em Itinerância’ vai percorrer 16 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira, proporcionando aos residentes e visitantes 12 atividades culturais de acesso gratuito, integradas em quatro disciplinas artísticas: música, visitas encenadas, teatro e documentário. A programação inicia com um concerto de beatbox pelo artista urbano búlgaro SkilleR, dia 26 de junho, às 21h30, no Parque da Cidade de Lourosa.
Nesta terceira edição, o ‘Artes em Itinerância’ percorre as freguesias de Lourosa, Fiães, Caldas de São Jorge, Santa Maria da Feira, Rio Meão, Paços de Brandão, São Paio de Oleiros, Sanfins, Vila Maior, Guisande, Pigeiros, Romariz, Nogueira da Regedoura, Mosteirô, Santa Maria de Lamas e Sanguedo.
O património natural e arquitetónico será o palco privilegiado deste ciclo de programação sazonal descentralizada, que estabelece pontes entre a cultura, o território e as suas gentes. O roteiro propõe espetáculos musicais em parques, mercado e biblioteca municipal e ciclo de órgão de tubos em seis igrejas do concelho; teatro de marionetas em espaços públicos de cinco freguesias; visitas encenadas em espaços naturais de referência, mas também no Castelo da Feira, Castro de Romariz, Convento dos Loios e igrejas; e teatro nas Termas de S. Jorge.

Beatbox no arranque da itinerância

A programação do ‘Artes em Itinerância’ arranca com um concerto do artista urbano SkilleR, reconhecido beatboxer de Sófia, que assina projetos de fusão, de grande sensibilidade e modernidade, com a tradição musical búlgara. Integrado no roteiro do Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, este espetáculo está agendado para 26 de junho, às 21h30, no Parque da Cidade de Lourosa.
O beatboxer búlgaro vai apresentar-se em palco com uma dupla elétrica de igual virtuosismo: Atesh, na guitarra, e Riverman, no baixo. À boleia da sua destreza vocal, SkilleR revela-se um protagonista magnético ao vivo. Conhecido como “a boca mais rápida do Leste”, coleciona troféus em todas as grandes competições internacionais de beatbox.
O acesso ao concerto de SkilleR é gratuito, mas limitado a uma centena de pessoas, lotação determinada pela Direção-Geral da Saúde, estando sujeito a inscrição prévia através de formulário disponível em
Desde 2018 que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira promove o projeto ‘Artes em Itinerância’, levando artistas e espetáculos às populações do concelho, num formato de itinerância sazonal que pretende fomentar o acesso e proporcionar novas oportunidades de fruição cultural no território.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close