Educação

Ovar: Autarquia mantém oferta de manuais e livros de fichas a toda a rede escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico

A Câmara Municipal de Ovar, aprovou, para o ano letivo de 2021/2022, manter o apoio às famílias na aquisição de livros  e fichas escolares. A iniciativa de âmbito municipal, amplamente reconhecida pelo seu mérito e impacto no alívio do orçamento familiar, traduz-se num investimento na Educação a rondar os 70 mil euros.
A medida é destinada a todos os alunos do 1º CEB que frequentem estabelecimentos de ensino do Concelho de Ovar, da rede pública e privada. Para toda a comunidade escolar, do 1º ao 4º ano, é garantida a oferta complementar dos livros de fichas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Inglês. Para os alunos do 1º ciclo da rede privada, o Município mantém a oferta dos manuais escolares, não comparticipados pelo Ministério da Educação. A todos os alunos do 3º e 4º anos, será ainda atribuído o manual e livro de fichas de Inglês.
Ana Cunha, vereadora da educação, recorda que “este é o 7º ano consecutivo que a autarquia implementa esta medida, tratando-se de medida familiarmente responsável no que respeita ao investimento na Educação e no desenvolvimento social. A proposta é de oferta dos livros que complementam o programa governamental de oferta de manuais escolares, garantindo acesso gratuito a todos os alunos.”
Salientar ainda que os alunos transferidos de outros municípios têm direito a beneficiar da medida, sempre que os manuais da escola que frequentavam anteriormente sejam diferentes dos adotados na escola a frequentar no Concelho de Ovar.
O Município vai mais além no programa de apoio e prevê a possibilidade de aquisição de manuais, livros e materiais para os alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e inclusão, aos quais é dirigido um programa educativo individual e adaptado às suas necessidades reais.
Por forma a contribuir para a promoção do comércio local e, tal como aconteceu em anos anteriores, os Encarregados de Educação devem dirigir-se às livrarias e papelarias aderentes ao “Programa de Oferta de Livros Escolares” para a requisição dos manuais e fichas de apoio, após receberem por SMS o código de oferta referente a cada educando. A validação do código será feita através da Plataforma de Gestão em Educação (SIGA).

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close