Notícias

Município de Vila Nova de Gaia gastou 15ME com a pandemia de covid-19

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no Porto, gastou cerca de 15 milhões de euros em 2020 e 2021 com a pandemia de covid-19, revelou hoje o presidente.
À margem da reunião do executivo municipal, Eduardo Vítor Rodrigues contou aos jornalistas que os 15 milhões de euros englobam o aumento das despesas correntes e as perdas de receitas.
Contudo, e na sequência da possibilidade De as despesas dos municípios com o combate à pandemia serem financiadas através do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), o autarca acredita vir a ter “alguma comparticipação”.
“Não vamos receber na íntegra, mas seremos ressarcidos em parte. É justo que haja estas verbas para comparticipar despesas que não eram dos municípios, mas que eles assumiram”, entendeu.
As despesas dos municípios com o combate à pandemia de covid-19 vão ser financiadas através do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), que tem uma dotação total de 55 milhões de euros, anunciou o Governo em abril.
De acordo com o Governo, os municípios serão as únicas entidades beneficiárias do FSUE, “tendo em conta o papel fundamental e insubstituível que as autarquias locais têm desempenhado na resposta à emergência social e sanitária provocada pela pandemia na prevenção, proteção e apoio à população e, em especial, aos grupos mais vulneráveis”.

SVF (VAM) // MSP

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close