Notícias

Viana do Castelo: Utentes da APPACDM, Bombeiros e Proteção Civil promovem exercício público A TERRA TREME

Cerca de duas centenas de pessoas, entre utentes e colaboradores da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Proteção Civil Viana do Castelo, participaram esta manhã na 11ª edição do Exercício Público de âmbito nacional d’”A TERRA TREME 2023”.

A atividade realizou-se nas instalações da APPACDM na freguesia de Areosa, num simulacro envolvendo toda a comunidade da instituição, pelas 11h14 desta terça-feira.

O Coordenador Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo, António Cruz, referiu que este exercício pretendeu “acima de tudo, a sensibilização e treino para algo que possa vir a acontecer”.

Já a Diretora Técnica da unidade de Areosa da APPACDM, Isabel Moreira, indicou que este dia de Sensibilização para o Risco Sísmico é sempre assinalado como forma de proteção e prevenção. Este ano, a instituição foi convidada a “passar à prática” e a promover este exercício público. No mesmo âmbito, a associação está também a promover uma exposição temática com trabalhos elaborados pelos utentes e criou um vídeo elucidativo dos procedimentos adequados em caso de sismo.

Recorde-se que esta é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente? É para todos poderem dar a melhor resposta a uma situação sísmica que, todos os anos, é dinamizada a atividade A TERRA TREME, que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

No ano de 2022, esta atividade contou com 287.629 participantes de organismos públicos e empresas, 390.774 participantes da comunidade escolar e 8.235 participantes particulares.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close