Notícias

Coliseu Porto inaugura Lounge Ageas para receber residências artísticas

O Coliseu do Porto vai inaugurar, a propósito do seu 80.º aniversário, um novo espaço, designado de Lounge Ageas, que visa receber residências artísticas e valorizar os profissionais das artes visuais.

No dia do seu 80.º aniversário, o Coliseu Porto Ageas inaugura o Lounge Ageas, um novo espaço de residências artísticas e valorização dos profissionais das artes visuais; anuncia a criação do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses / Dança, em parceria com o Grupo Ageas Portugal; e revela os vencedores do concurso “Desenha o Coliseu!”, desafio lançado a todos os estudantes a propósito dos 80 anos da mítica sala de espetáculos.
Oito décadas de história celebrados a pensar nas novas gerações de artistas e no legado que uma sala de espetáculos como o Coliseu criou e quer deixar.
O Lounge Ageas, no piso 1, será um espaço de trabalho que fará parte da Rede de Residências Artísticas da cidade do Porto. A presidente do Coliseu Porto Ageas, Mónica Guerreiro, explica: “Aproveitando a ocasião do 80.º aniversário, lançamos um novo programa de residências artísticas na área das artes visuais que se destina a estimular o desenvolvimento de carreiras artísticas em pintura, escultura, desenho, fotografia, joalharia, entre outras. Desta forma pretende o Coliseu Porto Ageas expandir a sua atividade, além das artes performativas às quais sempre se tem dedicado. Este novo espaço, Lounge Ageas, destina-se a colmatar as lacunas deste setor artístico que tantas vezes carece de espaços de trabalho, apoiando artistas em fase de afirmação das suas carreiras”.
Em dia de efeméride, é também apresentado o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses / Dança. Através desta iniciativa conjunta, o Grupo Ageas Portugal e o Coliseu pretendem promover talentos em duas áreas artísticas que são de enorme importância no nosso panorama artístico. Áreas que implicam talentos muito distintivos e de enorme dedicação, mas que nem sempre têm o devido reconhecimento. “Com este prémio procuramos premiar carreiras que estejam em fase de afirmação. Os Prémios Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Artes Circenses e Dança têm como objetivo cumprir aquele que deve ser um dos propósitos de uma casa de espetáculos com a responsabilidade do Coliseu: apoiar e suportar as trajetórias artísticas mais relevantes, mas também os talentos emergentes”, esclarece a presidente do Coliseu Porto Ageas.
Destinado a distinguir profissionais das Artes Circenses ou da Dança, desde intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores, programadores, entre outros – que tenham completado até 30 anos de idade, inclusive, na data da atribuição – o Prémio é anual: em 2022 destina-se às Artes Circenses e em 2023 à Dança, e assim sucessivamente.
“Este novo prémio vem reforçar a importância de apoiar os talentos emergentes, nomeadamente, nas Artes Circenses e na Dança. A cultura vai muito para além da música e do teatro e, por isso, quisemos apoiar outras áreas que nem sempre são valorizadas e não têm o devido apoio. Esperamos com este prémio dar mais visibilidade a estes talentos, que seja um incentivo para a prossecução dos seus sonhos e uma fonte de inspiração para quem esteja agora a começar a sua carreira numa destas áreas”, comenta Inês Simões, Responsável de Comunicação Corporativa e Marca do Grupo Ageas Portugal.
Na área das Artes Circenses, o júri é constituído por: Isabela Cardinali, Israel Modesto, João Paulo Santos, Julieta Guimarães, Luís de Matos e Rui Paixão.
Na Dança, o júri é constituído por: Ana Borralho & João Galante, Luísa Taveira, Max Oliveira, Miguel Ramalho, Olga Roriz e Susana Otero.
O vencedor é anunciado em 19 de dezembro de cada ano e o vencedor, seja no ano das Artes Circenses ou no ano da Dança, recebe €5.000. O regulamento pode ser consultado no site do Coliseu.
É também dia de dar a conhecer os vencedores do concurso “Desenha o Coliseu!”, lançado a 1 de outubro aquando da divulgação das iniciativas dos 80 anos.
“Do pré-escolar ao ensino superior, a participação dos alunos foi massiva. Recebemos mais de 100 desenhos, de vários pontos do país, e são estes que podemos ver expostos no novo Lounge Ageas. Estes trabalhos são a demonstração de como a arquitetura e os interiores de uma sala de espetáculos como o Coliseu pode ser tão sugestivo para a imaginação, até dos mais pequenos”, afirma Mónica Guerreiro, que revela os vencedores: do pré-escolar, Vicente Cruz, do Porto; do 1.º ciclo, Amélia Couto, do Porto; do 2.º ciclo, Patrícia Barbosa Alves, de Gaia; do 3.º ciclo, em ex aequo, Alice Cardoso Moreira, de Gaia, e Manuella Souza Pinto, de Loulé; do secundário, Maria Brandão da Cruz, de Matosinhos; e do ensino superior, Vasco Mota, do Porto. O júri foi constituído pelo arquiteto Pedro Figueiredo, a diretora municipal de educação da Câmara Municipal do Porto Otília Castro e Juliana Agostinho, que integra a Associação Amigos do Coliseu do Porto.
Cada vencedor recebeu um diploma e um pacote de prémios relacionado com a expressão artística e a criatividade, em parceria com a Ágora, a Câmara Municipal do Porto, Livraria Lello e a Torre dos Clérigos.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close