Educação
Esposende: Alunos apurados para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura
Já estão apurados os alunos do concelho que vão participar na Fase Intermunicipal Concurso Nacional de Leitura 2022, que decorrerá no mês de abril, em Esposende.
A Fase Municipal de Esposende decorreu no dia 23 de fevereiro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE), integrando o Plano Nacional de Leitura 2027 e tendo contado com a atuação de Paulo Condessa.
Uma vez que os alunos da Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina passaram diretamente à Fase Intermunicipal, na Fase Municipal foram avaliados os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico que tinham sido apurados na Fase Escolar, designadamente das escolas dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira.
O Júri, constituído pela Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, pela Coordenadora da Biblioteca Municipal, Luísa Leite, por inerência de funções, e pela professora Lúcia Barros, selecionou para esta Fase Municipal os livros “Uma mão cheia”, de Pedro Seromenho, para o 1.º ciclo; “Vamos comprar um poeta”, de Afonso Cruz, para o 2.º ciclo e “As pequenas memórias”, de José Saramago, para o 3.º ciclo.
Nesta prova participaram 28 alunos, sendo que foram apurados quatro por cada ciclo de ensino, num total de 12 alunos. No 1.º ciclo, apuraram-se os alunos Artur Gulenko, Valentina Almeida e Vasco Nogueira, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, e Rodrigo Ferreira, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.
A representar o 2.º ciclo estarão os alunos Francisca Sousa e Mafalda Cepa, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Sofia Nunes e Tomás Azevedo, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
No 3.º ciclo, os alunos apurados foram Carolina Azevedo e Tomás Ribeiro, da Escola Secundária Henrique Medina, e Matilde Gião e Matilde Marques, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.
O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, numa vertente lúdica da leitura, encontrando-se, por isso, alinhada com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, cujo cumprimento foi assumido pelo Município de Esposende. O concurso conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Camões IP, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e da RTP.