Música
Portugal apurado para a final da Eurovisão
A representante de Portugal no festival Eurovisão da Canção 2022, a cantora e compositora Maro, foi uma das dez apuradas para a final do evento, depois de ter atuado na primeira semifinal realizada na noite passada. "Saudade, saudade" ouviu-se na Pala Alpitour, em Turim, Itália, conquistando o público europeu. Não foi revelada, ainda, a classificação exata dos dez apurados para não influenciar a votação da final do próximo sábado.
11 de maio 2022

Portugal conseguiu, esta noite, em Turim, Itália, um lugar na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção que decorrerá no próximo sábado, com o tema “Saudade, Saudade”, composto e interpretado por Maro.
É o segundo ano consecutivo que Portugal consegue o apuramento para a final, depois de, em 2021, os The Black Mamba com “Love is on my side” terem terminado a competição em 12. o lugar em Roterdão.
Para além de Portugal, conseguiram o apuramento as canções da Suíça, Arménia, Islândia, Litu
Após a semifinal, foi realizado o sorteio para definir a ordem de atuação na final, sendo que Maro irá atuar na primeira parte.
O sistema de voto da final continuará a ser de 50/50, ou seja, o televoto (no qual podem votar todos os residentes dos 40 países a concurso, exceto no respetivo país) e o voto dos júris nacionais.
A atuação de Maro na noite passada ficou marcada por um dos momentos mais intimistas entre as 17 canções: As luzes da arena apagaram-se e os espetadores foram convidados a ligar as luzes do telemóvel, o que foi correspondido na perfeição, criando-se um ambiente que inclusive a apresentadora Laura Pausini rotulou de “maravilhoso”.
Texto: N. Costa
Foto: RTP
Reveja essa atuação: