Música

Portugal apurado para a final da Eurovisão

A representante de Portugal no festival Eurovisão da Canção 2022, a cantora e compositora Maro, foi uma das dez apuradas para a final do evento, depois de ter atuado na primeira semifinal realizada na noite passada. "Saudade, saudade" ouviu-se na Pala Alpitour, em Turim, Itália, conquistando o público europeu. Não foi revelada, ainda, a classificação exata dos dez apurados para não influenciar a votação da final do próximo sábado.

Portugal conseguiu, esta noite, em Turim, Itália, um lugar na final do 66.º Festival Eurovisão da Canção que decorrerá no próximo sábado, com o tema “Saudade, Saudade”, composto e interpretado por Maro.
É o segundo ano consecutivo que Portugal consegue o apuramento para a final, depois de, em 2021, os The Black Mamba com “Love is on my side” terem terminado a competição em 12. o lugar em Roterdão.
Para além de Portugal, conseguiram o apuramento as canções da Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Ucrânia, Moldávia e Países Baixos. Não conseguiram o apuramento as representantes da Albânia, Letónia, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Dinamarca e Áustria. Os dez selecionados juntam-se, assim, ao anfitrião Itália, para além dos países qualificados diretamente para a final, os chamados “Big 5”: Espanha, França, Alemanha e Reino Unido. Na segunda semifinal, que se realiza na próxima quinta-feira, serão apurados os dez restantes finalistas, perfazendo os 25 países a concurso na Grande Final, que se realiza no próximo, sábado, dia 14, num espetáculo transmitido em direto na RTP1 e RTP Internacional.
Após a semifinal, foi realizado o sorteio para definir a ordem de atuação na final, sendo que Maro irá atuar na primeira parte.
O sistema de voto da final continuará a ser de 50/50, ou seja, o televoto (no qual podem votar todos os residentes dos 40 países a concurso, exceto no respetivo país) e o voto dos júris nacionais.
A atuação de Maro na noite passada ficou marcada por um dos momentos mais intimistas entre as 17 canções: As luzes da arena apagaram-se e os espetadores foram convidados a ligar as luzes do telemóvel, o que foi correspondido na perfeição, criando-se um ambiente que inclusive a apresentadora Laura Pausini rotulou de “maravilhoso”.

Texto: N. Costa
Foto: RTP

Reveja essa atuação:

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close