Sociedade

Um milhão de pessoas esperadas no Senhor de Matosinhos

A festividade realiza-se há 700 anos e reúne, habitualmente, cerca de um milhão de visitantes, segundo cálculos da autarquia,

A romaria do Senhor de Matosinhos, que nos últimos dois anos se realizou online devido à covid-19, arrancou a 20 de maio e estende-se até 12 de junho, com uma programação variada e de forma presencial.
Entre dezenas de iniciativas religiosas, lúdicas, culturais e desportivas programadas, um dos principais destaques vai para a realização de um concerto do artista David Carreira, a 3 de junho, nos jardins da Biblioteca Florbela Espanca, com entrada gratuita.
Desde as farturas, ao fogo dos bonecos, dos carrosséis à feira da louça, do fogo de artifício às exposições, concertos, folclore, sardinhas assadas, feira de artesanato, ruas decoradas a preceito, nada faltará este ano para este regresso tão esperado das Festas da Cidade que, segundo a autarquia, espera receber a visita de cerca de um milhão de pessoas.
O grande atrativo da romaria é a devoção ao Senhor de Matosinhos. Destaque, por isso, para a Solene Procissão do Bom Jesus de Matosinhos, marcada para as 16h00 do dia 5 de junho, que percorrerá várias artérias, em direção ao Monumento do Senhor do Padrão. A noite do fogo, a 4 de junho, será memorável com um regresso repleto de novidades.
Miguel Araújo com Joel Cleto, o filme “A Origem da Vieira na Praça Guilherme Pinto, exposição fotográfica de Francisco Teixeira sobre o Senhor de Matosinhos, tarde de fados e de folclore, teatro, música, exposições, este ano, o programa das Festas foi preparado ao pormenor para todos os gostos e idades. “Está, por isso, lançado o convite para mergulhar neste mar de cultura popular, assistir à procissão, observar os altares cuidadosamente ornamentados e visitar cada um dos vendedores ambulantes”, explicou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara, em comunicado.
Para Fernando Rocha, Vereador da Cultura e Presidente da ANCIMA – Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos, “é muito bom ver novamente a cidade em festa. Foram dois anos difíceis e atormentados pela pandemia por covid-19 que assolou o país e o mundo, e impediu a realização daquela que é, por muitos considerada a maior festa popular do país, a Romaria do Senhor de Matosinhos. É, por isso, com um sentimento especial, que a autarquia abraça este ano as festividades.”

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close