Notícias
Irmandade da Lapa: Mais de 100 personalidades na cerimónia da guarda do coração de D. Pedro IV
Regressado da viagem ao Brasil, o coração será amanhã, dia 11 de setembro, guardado a cinco chaves no mausoléu da Igreja da Lapa, numa cerimónia pública, em que são aguardadas mais de 100 personalidades de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa.
Durante o dia de hoje, sábado, o coração de D. Pedro IV ficou exposto até às 20h, e domingo, antes do regresso da relíquia ao mausoléu, poderá ser visto pelo público no Salão Nobre da Irmandade da Lapa, entre as 10h e as 16 horas.
A relíquia do rei regressou esta sexta-feira ao Porto, depois de uma viagem de 19 dias ao Brasil, no âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência.
Nos dias 20 e 21 do passado agosto o coração de D. Pedro esteve em exposição na Irmandade da Lapa, numa mostra inédita que atraiu mais de seis mil visitantes. Já na exposição realizada do Brasil, entre 25 de agosto e 5 de setembro, a relíquia foi vista por cerca de oito mil pessoas.
A exposição “D. Pedro IV: um coração, uma vontade”, organizada pela Câmara Municipal do Porto e pela Irmandade da Lapa, inaugurou hoje, em simultâneo com a exibição do coração, e fica patente até dia 12 de outubro, com a apresentação de várias peças históricas inéditas relacionadas com a doação do monarca à cidade do Porto.
O fim de semana de exibição culmina com a cerimónia oficial da guarda do coração, às 16h30, na Igreja da Lapa, presidida por Rui Moreira, e em que também tomará parte a provedora da Irmandade da Lapa, Maria Manuela Rebelo. O momento solene, que marca o regresso do coração de D. Pedro IV ao mausoléu onde está guardado há quase 200 anos, terá um apontamento musical no Monumental Órgão de Tubos, com interpretação de obras de J. S. Bach, Marcos Portugal e D. Pedro IV.
Foto: DR