SociedadeVideos
COM VÍDEO: Tapetes de flores estão de volta à Senhora da Ajuda dois anos depois em Espinho
Em Espinho cumpre-se mais uma vez a tradição. No dia das Festas de Nossa Senhora da Ajuda, vários quilómetros de flores enfeitam as ruas por onde, a meio da tarde, vai passar a procissão. Os Tapetes de Flores que cobrem algumas das principais ruas, são uma das muitas atracções turísticas da cidade.
Os tapetes de flores e sal são tradição nas Festas de Nossa Senhora da Ajuda, em Espinho, desde 2009. Depois da interrupção imposta pela pandemia, a tradição volta este ano às ruas da cidade, numa iniciativa que envolve mais de 300 pessoas.
A confeção dos tapetes é dividida por equipas e cada rua por onde irá passar a procissão conta com um elemento responsável. Até ao resultado final, são cumpridas várias etapas que começam com a idealização do tapete e que vão até à montagem feita na véspera do evento.
A preparação dos tapetes exige um planeamento com meses de antecedência. Mas apesar de todo o esforço, a coordenadora da Associação ÉVida confessa que é bom regressar e poder dar cor a uma tradição que atrai todos os anos milhares de pessoas.
Após dois anos de interrupção, as ruas da cidade de Espinho voltam a preencher-se de arte. O resultado final é resultado do trabalho de muita gente. As festas em honra à padroeira de Espinho decorrem até 19 de setembro.