Cultura

Programação do Batalha Centro de Cinema é revelada a 28 de setembro

Com abertura agendada para dezembro, o Batalha Centro de Cinema é o novo centro cultural da cidade do Porto que tem como missão promover o conhecimento e a fruição cultural através do cinema e da imagem em movimento.

Quem passa pela Praça da Batalha, no Porto, já se apercebe da “cara nova” da histórica casa de cinema que o Município está a reabilitar.
Com as obras de reabilitação prestes a terminar, o equipamento municipal afirma-se como o novo centro cultural da cidade do Porto, com a missão de promover o conhecimento, pensando a cultura a partir do cinema e da imagem em movimento.
Para além das suas duas salas de projeção preparadas para exibição de formatos digitais e analógicos (a Sala Grande com 341 lugares e a Sala Estúdio com 126 lugares), o Batalha Centro de Cinema integrará um espaço de galeria de 65m2 dedicado às artes visuais e uma biblioteca especializada em cinema, que aspira ser um epicentro daquilo que é o acervo documental sobre a sétima arte.
A empreitada no histórico edifício, sob gestão da empresa municipal GO Porto, teve início a 18 de novembro de 2019, e correspondeu a um investimento da autarquia de, aproximadamente, 5 milhões e 170 mil euros. O valor final do custo da obra, inicialmente orçada em cerca de 4 milhões de euros, inclui os trabalhos de restauro dos frescos de Júlio Pomar, descobertos em junho, assim como algumas imprevisibilidades, tais como: a necessidade de reforço de elementos estruturais; o aparecimento de fibrocimento nas coberturas e palco; a descoberta de um poço enterrado que continha hidrocarbonetos; e, ainda, a falta de materiais e algumas alterações ao projeto solicitadas pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais.
Recorde-se que este espaço de cultura  foi arrendado pela Câmara do Porto por um período de 25 anos e vai ser devolvido à cidade mais de uma década após o seu encerramento, retomando a sua função cultural centrada no cinema.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close