Cultura

Bibliotecas de Ílhavo reúnem promotores do livro e da leitura

No âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura, a Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI) promove a segunda edição das Jornadas RBI sob o tema "Livros inquietantes. Leituras desafiantes" nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Com a orientação científica de Sara Reis da Silva, este segundo encontro, além de formativo, será uma oportunidade de partilha de conhecimentos, estratégias, reflexões e práticas em torno do livro e da leitura, proporcionando recursos para o desenvolvimento das diferentes literacias, em contextos formal e não formal.
No primeiro dia das jornadas, 18 de maio, às 21 horas, haverá uma sessão dirigida ao público em geral, em especial crianças maiores de três anos e famílias. Alda Casqueira e Anabela Cura apresentam “Canta Comigo, Leio Contigo: Livros, melodia & companhia”.
No dia 19, sexta-feira, as jornadas abrem com as intervenções de Maria João Filipe, do Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares, e de Andreia Brites, subcomissária do Plano Nacional de Leitura. Seguem-se duas mesas – a primeira sobre “Um livro, um desafio” e a segunda, “Com as mãos nos livros (mediação leitora)”
No dia 20, sábado, as jornadas contam com a presença de vários de investigadores de literatura para a infância, como Ana Margarida Ramos e Emanuel Madalena, e da escritora e editora Isabel Minhós Martins. Também neste dia realizam-se as Oficinas Paralelas “Livros nas pontas dos dedos”.
As Jornadas RBI contam com a intervenção de mediadores de leitura, investigadores, escritores, editores e artistas especializados na área da promoção do livro e da leitura, de reconhecido mérito nacional e trabalho.
As jornadas têm como destinatários mediadores de leitura, técnicos de biblioteca, bibliotecários, professores e educadores, sendo uma formação acreditada/certificada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro (CFAECIVOB).
As inscrições para as jornadas podem realizar-se até 16 de maio, através do website da Biblioteca Municipal de Ílhavo (bibliotecamunicipal.cm-ilhavo.pt), onde também pode ser consultado o programa completo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close