Destaque

Suécia ganha Festival Eurovisão 2023

Depois de uma votação renhida entre os pontos atribuídos pelos júris nacionais e o televoto, a Suécia ganhou a 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que terminou há instantes na cidade inglesa de Liverpool. “Tattoo”, canção defendida pela sueca Loreen, ganhou a votação do júri com 340 pontos, com Israel e Itália com 177 e 176 pontos respetivamente. Mas a votação do televoto quase virava o resultado: a Finlândia ganhou o voto do público com 376 pontos, seguida da Suécia com 243. Somados os pontos, a Suécia ganha esta edição com 583 pontos, enquanto aFinlândia termina em 2.º lugar com 526.


Portugal conquistou, na primeira semifinal da passada terça-feira, um dos 10 primeiros lugares da classificação, ganhando, assim, o direito de participar na final do concurso deste sábado. Contudo, nesta final, “Ai Coração” pela voz de Mimicat teve um resultado considerado dececionante para a generalidade da imprensa que acompanha o concurso, apesar das bolsas de apostas não terem previsto um resultado muito satisfatório. Assim, Portugal alcançou o 23.º lugar com 59 pontos, 43 dos quais dos júris nacionais e 16 do televoto.

A Suécia iguala a Irlanda no número de vitórias no concurso, num total de 7, e Loreen é a segunda artista a vencer duas edições (2023 e 2013), depois do irlandês Johnny Logan (1987 e 1980). Assim, a próxima edição do festival decorrerá na Suécia, coincidindo com o 50.º aniversário da vitória dos ABBA com “Waterloo”.


Votação do júri de Portugal

O júri de Portugal na Final do Festival Eurovisão 2023 deu os 12 pontos à proposta da Austrália. Espanha e Estónia seguiram-se nas preferências. O televoto foi completamente diferente, com os 12 pontos de Portugal a serem dados à Ucrânia, 10 pontos à canção da Finlândia e 8 pontos para a Moldávia.

Kalush Orchestra entrega premio à vencedora

A grande final da Eurovisão abriu com a atuação da banda vencedora do ano passado, os Kalush Orchestra com a sua “Stefania”. Os ucranianos voltariam ao palco para entregar o prémio à nova vencedora, Loreen. A parada das bandeiras dos 26 países concorrentes da noite foi acompanhada pela atuação de vários artistas da Ucrânia, destacando-se a vencedora da Eurovisão 2016, Jamala. Outros dos artistas a atuar esta noite foi Sam Ryder que, representando o Reino Unido em 2022, alcançou o 2.º lugar do concurso, Netta, vencedora da Eurovisão 2018, em Lisboa, representando Israel, Daði Freyr´, representante da Islandia em 2021, Cornelia Jakobs, da Suécia em 2022, e a inglesa Sonia, que participou em 1993.

Texto: N. Costa

Foto: EBU

Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

53 + = 61

Close