Sociedade

Águeda desafia jovens a vigiar a floresta

Estão abertas as inscrições para um programa de voluntariado jovem, no âmbito do qual jovens irão desenvolver ações de vigilância nas várias áreas florestais do concelho

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPDJ), promove o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas – 2023”. A ação vai decorrer de 1 a 22 de agosto e envolverá jovens entre os 14 e 30 anos, que farão vigilância nas várias áreas florestais do concelho.

As inscrições estão abertas, podendo ser feitas através do registo na plataforma do IPDJ ou estabelecendo contacto com o Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara Municipal de Águeda.

Empenhada em promover práticas de cidadania e voluntariado juvenil no âmbito da preservação da Natureza, das florestas e respetivos ecossistemas, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, a Câmara de Águeda quer motivar os jovens a fazerem voluntariado nas várias zonas florestais do concelho.

O projeto, que tem a duração de 15 dias, tem como objetivo promover práticas no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, sensibilizar a comunidade para o papel da floresta na qualidade de vida, prevenir os incêndios florestais, mobilizar os jovens para a criação de valores e práticas ambientais, e promover uma cultura de responsabilidade e participação ativa na prevenção e na solução dos problemas ambientais.

Deste modo, os jovens vão apoiar na monitorização e vigilância fixa e móvel, referenciando os locais onde haja resíduos abandonados para posterior recolha pelos serviços camarários, sendo que o patrulhamento será feito em percursos florestais definidos pelo GTF.

A Câmara de Águeda pretende ainda promover junto da opinião pública que é importante aprender amar, cuidar e valorizar a floresta. Neste sentido e porque “a floresta precisa de nós”, serão feitas pelos jovens ações de sensibilização junto das populações, alertando para a problemática dos incêndios florestais e demonstrando boas práticas de cidadania e civismo.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close