Saúde

O Centro Hospitalar Universitário São João (introduz Tecnologia de Ponta com o Novo Equipamento PET/CT Digital

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), pioneiro em cuidados de saúde, reforça capacidade de resposta a exames PET/CT com o Discovery MI 5R, um equipamento de Tomografia por Emissão de Positrões e Tomografia Computadorizada (PET/CT) Digital com tecnologia GE HealthCare de última geração no seu Departamento de Medicina Nuclear. Esta inovação representa um marco significativo na capacidade de diagnóstico e tratamento, consolidando o compromisso do hospital em oferecer atendimento excecional e tecnologicamente avançado aos doentes.

Este investimento no primeiro PET/CT Digital no Norte do País vem colmatar a lacuna da inexistência desta tecnologia no hospital, que obrigava à deslocação por parte dos utentes que necessitavam deste exame. Esta inovação traz muitos benefícios, como uma qualidade de imagem sem precedentes, com imagens de alta resolução e qualidade que permitem a visualização detalhada de lesões cada vez mais pequenas. Esta nitidez sem paralelo é essencial para um diagnóstico preciso e um planeamento eficaz do tratamento.

A tecnologia avançada do Discovery MI 5R permite também que as imagens sejam produzidas com menor exposição à radiação, garantindo a segurança dos doentes e dos profissionais de saúde, e reduzindo significativamente os tempos de exame, proporcionando uma melhor experiência e maior conforto aos doentes.

Tem ainda uma maior sensibilidade para deteção precoce, sendo altamente sensível na deteção de pequenas alterações metabólicas e anatómicas, o que permite a deteção precoce de doenças oncológicas, neurológicas e cardíacas. E com informações mais detalhadas e precisas, os médicos podem desenvolver planos de tratamento altamente personalizados, adaptados às necessidades específicas de cada paciente, resultando em tratamentos mais eficazes e menos invasivos.

“Este novo equipamento de PET/CT digital, vai melhorar significativamente o acompanhamento dos utentes, resultando num aumento da rapidez no agendamento dos exames e da fluidez da informação. Esta aquisição, e respetiva inovação tecnológica, representarão um acréscimo muito significativo do acesso dos utentes do SNS aos exames PET/CT e teve em conta as necessidades da Região Norte”, refere Maria Teresa Faria, diretora do Serviço de Medicina Nuclear do CHUSJ, acrescentando que “o CHUSJ detém centros de referência para várias patologias oncológicas e para a epilepsia refratária. Também por isso, um Serviço de Medicina Nuclear habilitado e capaz de absorver a produção destes exames fará toda a diferença. Além disso, urge a realização de investimentos nesta área para reforço do poder de mercado das entidades públicas, originando, assim, maior disponibilidade de realização de exames no setor público”.

Para Rui Costa, Diretor-Geral da GE HealthCare Portugal, “este é um testemunho do nosso compromisso em oferecer a melhor qualidade de vida aos utentes. É a sinergia entre todos que torna possível o crescimento e desenvolvimento dos serviços de saúde públicos, de modo a proporcionar resultados excecionais e promover a saúde e o bem-estar da comunidade que servimos”.

O Centro Hospitalar Universitário São João continua a liderar o caminho na prestação de cuidados de saúde de excelência, investindo em tecnologia de ponta para beneficiar a comunidade local. Esta mais recente adição ao Departamento de Medicina Nuclear reflete o compromisso contínuo do hospital em fornecer diagnósticos precisos e tratamentos inovadores aos doentes.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

80 − 72 =

Close