Notícias

Cidades europeias reunidas em Paris para criar respostas inovadoras para a Economia da Noite

A rede URBACT ‘Cities After Dark’ realizou o segundo encontro transnacional em Paris, que decorre até hoje, dia 1 de março. Este evento reúne representantes de diversas cidades europeias para colaborar e partilhar experiências sobre estratégias de desenvolvimento urbano, com um especial foco em criar respostas inovadoras relacionadas com a vida noturna das cidades.

O encontro conta com um extenso programa de visitas a vários locais parisienses, e incluiu a Conferência ‘Cities After Dark: Inspiring Stories from Europe’, sessão realizada hoje na Sala do Conselho de Paris, que se traduziu numa oportunidade para debater e explorar os diversos desafios que as cidades enfrentam nesta temática.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, foi um dos participantes desta conferência, destacando a importância da partilha de experiências e estratégias entre as cidades europeias, de forma a promover um desenvolvimento urbano nocturno sustentável e inclusivo. “Devemos enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades associadas à economia da noite através da implementação de ideias e soluções inovadoras que beneficiem não apenas Braga, mas todas as cidades participantes”, começou por explicar o Autarca Bracarense, na sessão que contou ainda com a participação de Emmanuel Grégoire, vice-presidente do Município de Paris, Frédéric Hocquard, vice-presidente para o Turismo e a Noite da Cidade de Paris, Teofil Gherca, director do Secretariado URBACT, Arnaud Taisne, vice-presidente para a vida noturna da Cidade de Lille, Francesca Corso, conselheira para o marketing territorial, políticas de Juventude e igualdade de oportunidades da Cidade de Génova, Andriana Zarakeli, vice-presidente do Município de Piraeus, Natalie Mets, responsável pelas políticas da noite da cidade de Tallin, e Simone d’Antonio, especialista da Comissão Europeia para a Economia da Noite.

Esta rede europeia tem como objetivo promover o desenvolvimento de estratégias urbanas integradas que abordem os desafios e oportunidades associados à vida noturna nas cidades. Dessa forma, “este encontro transnacional representa um passo crucial na partilha de conhecimentos e no fortalecimento da colaboração entre as cidades participantes”, referiu Ricardo Rio.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como segurança, inclusão, cultura, mobilidade e sustentabilidade relacionados à vida noturna urbana. Além disso, foram exploradas abordagens inovadoras e melhores práticas que podem ser adaptadas e implementadas em diferentes contextos urbanos.

“Durante o período noturno, as cidades continuam em movimento, exigindo uma resposta contínua aos desafios que surgem. Isso aumenta as responsabilidades das autoridades públicas que gerem serviços essenciais, como transportes, segurança, protecção civil e outros serviços fundamentais para a comunidade”, defendeu Ricardo Rio, destacando a participação de Braga como líder desta rede URBACT, facto demonstrativo do “compromisso da Cidade em trabalhar com outras cidades europeias para aumentar a qualidade de vida dos Bracarenses”.

Este segundo encontro transnacional da rede URBACT foi um marco significativo no desenvolvimento de estratégias urbanas inovadoras para cidades europeias. Através da colaboração e partilha de conhecimentos, as cidades participantes mostraram o seu compromisso em desenvolver ambientes urbanos noturnos seguros e inclusivos para todos os cidadãos.

Sob o mote “Economia da Noite para um Crescimento Sustentável”, a rede ‘Cities After Dark’ é liderada por Braga, envolvendo dez cidades europeias “muito heterogéneas”, sendo uma das poucas redes URBACT compostas por três capitais dos seus países. Além de Braga, fazem parte desta rede as cidades de Paris (França), Tallinn (Estónia), Varna (Bulgária), Génova (Itália), Málaga (Espanha), Nicósia (Chipre), Piraeus (Grécia), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro).

A ‘Economia da Noite’ é composta por atividades essenciais para o funcionamento de uma cidade 24 horas por dia e desempenham um papel significativo na economia global. Este projeto abrange diversos sectores, como mobilidade, entretenimento, hospitalidade, serviços de emergência, segurança, logística, serviços, etc.

Foto: CMB

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

60 − = 59

Close