Este sábado, dia 2, acontece a segunda semifinal do Festival da Canção, a caminhada para selecionar a canção representante de Portugal no Festival Eurovisão que, este ano, terá lugar em maio na cidade sueca de Malmo. Com a 2.ª e última semifinal, ficará completo o leque das 12 canções finalistas.
O festival decorre, uma vez mais, no estúdio 1 da RTP em Lisboa, com transmissão em direto depois das 21h00. À semelhança da primeira semifinal, a apresentação da emissão contará com várias caras que marcaram a história deste certame, cuja primeira edição ocorreu há precisamente 60 anos! Diversos artistas e apresentadores do mítico programa vão subir ao palco da RTP, entre os quais Rui Drummond (2005), Vânia Fernandes (2008), Rita Guerra (2003), Adelaide Ferreira (1985) e Simone de Oliveira (1965, 1969) e os apresentadores Catarina Furtado, Helena Coelho, Sónia Araújo, Manuel Luís Goucha, Sofia Moraes, Júlio Isidro e Eládio Clímaco.
Eis os concorrentes da segunda semifinal:
- Buba Espinho: “O farol”
- Cristina Clara: “Primavera”
- Léo Middea: “Doce mistério”
- Filipa: “You Can’t Hide”
- João Couto: “Quarto para um”
- Huca: “Pé de choro”
- No Maka ft. Ana Maria: “Aceitar”
- Maria João: “Dia”
- Rita Onofre: “Criatura”
- Silk Nobre: “Change”
O júri é composto pela cantora Gisela João, o músico Benjamim, a jornalista Lia Pereira, o escritor Miguel Esteves Cardoso, a cantora Lura, o músico Pedro Oliveira e a vencedora do Festival 2023, Mimicat. O júri será responsável por 50% da votação, enquanto o público, através do televoto, pelos outros 50%.
As 6 canções selecionadas vão juntar-se às outras 6 da passada semana: “Teorias da conspiração” (Nena), “Bem longe daqui” (Perpétua), “Pontos finais” (Rita Rocha), “Grito” (Iolanda), “Pelas Costuras” (João Borsch), e “Memory” (Noble).
Texto: N. Costa
Foto: RTP