Destaque
Esta noite Portugal no palco da Eurovisão
Numa das edições mais politizadas de sempre, tem início oficialmente esta noite o Festival Eurovisão da Canção 2024, em direto da cidade sueca de Malmo.
7 de maio 2024

No festival criado em 1956 por 6 nações europeias para celebrar a união entre os povos tão divididos na época pelo pós segunda guerra mundial, desde então 52 países já participaram pelo menos uma vez no mais antigo programa de música do mundo. Em 2024, são 37 os países concorrentes, com um a destacar-se: Israel. Por esse motivo, nunca uma cidade-anfitriã da Eurovisão recebeu tão fortes medidas de segurança, com agentes de autoridade de vários países concentrados nesta pequena cidade sueca localizada na fronteira com a Dinamarca.
Desde o fim de abril que os participantes no Festival Eurovisão da Canção já ensaiam no palco da Malmo Arena. Portugal é representado pela cantora Iolanda, após a sua vitória no festival RTP da canção no passado mês de março com a canção “Grito”, de autoria da própria. A artista, de 29 anos de idade natural da Figueira da Foz, e a equipa de 5 bailarinos, participaram em três conjuntos de ensaios técnicos tendo acertado posições, planos de câmara e de luzes, bem como testado os equipamentos de som. A cor branca será predominante, tal como aconteceu no festival da RTP. Na noite de ontem, decorreu o “jury show” da primeira semifinal, uma espécie de ensaio geral visionado pelos juris nacionais e pelo público, que encheu a arena de 15.000 lugares. No final, e após uma votação realizada, Portugal classificou-se em 8.° lugar entre as 15 canções concorrentes. Se, esta noite, esta classificação se confirmar, Iolanda ganhará um lugar na final do próximo sábado.
O prognóstico
Portugal compete na primeira semifinal, agendada para esta noite, com transmissão em direto na RTP1 e RTP Internacional pelas 20 horas. Na próxima quinta-feira, dia 9, acontece a segunda semifinal. As dez canções melhor classificadas de cada semifinal irão juntar-se às 5 oriundas dos países com lugar cativo na final, uma regra polémica da Eurovisão, justificada por se tratar dos países que, alegadamente, mais contribuem financeiramente para o concurso: Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. Também o vencedor da edição passada, Suécia, está na final. Todos os prognósticos, rankings de fãs e as famosas casas de apostam pendem para um dos seguintes possíveis vencedores: Croácia ou Suíça. Contudo, não seria de estranhar que a Ucrânia ganhasse novamente o concurso ou até mesmo a Itália, com reações muito positivas dos fãs.
Ordem de atuações do Festival Eurovisão da Canção 2024:
Semifinal de 07.05.2024:
Chipre
Sérvia
Lituânia
Irlanda
Ucrânia
Polónia
Croácia
Islândia
Eslovénia
Finlândia
Moldávia
Azerbaijão
Austrália
Portugal
Luxemburgo
Semifinal de 09.05.2024:
Malta
Albânia
Grécia
Suíça
Chéquia
Áustria
Dinamarca
Arménia
Letónia
São Marino
Geórgia
Bélgica
Estónia
Israel
Noruega
Países Baixos
Texto: N. Costa
Foto: EBU