Notícias

Jovens cientistas portugueses entre os melhores do mundo em Química

A delegação portuguesa de jovens cientistas na Feira Regeneron ISEF – International Science and Engineering Fair 2024, realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, foi distinguida com dois prémios. O projeto de Madalena Filipe, Frederico Mauritty e Jéssica Nunes ficou em quarto lugar na categoria de Química, naquele que é o maior concurso de jovens cientistas e engenheiros do mundo. Para além deste prémio, no valor de 500 dólares, os estudantes do Colégio Valsassina, em Lisboa, receberam o prémio especial da empresa Mary Kay Inc., que atribui bolsas de estudo e oportunidades de aprendizagem STEM.

Orientado pelo professor João Carlos Gomes, o grupo foi escolhido para representar Portugal nos Estados Unidos na sequência da conquista de um prémio na Mostra Nacional de Ciência de 2023, organizada pela Fundação da Juventude.

O premiado projeto desenvolvido pelos jovens portugueses, HidroQapa, visa a produção de um bioplástico impermeabilizante elaborado a partir de quitosano extraído de desperdícios de casca de camarão. Uma vez que várias toneladas de resíduos de crustáceos são geradas, globalmente, devido ao consumo em massa de marisco, este estudo contribui de forma inovadora para a economia azul e circular.

Na edição de 2024 da Regeneron ISEF, feira internacional de ciência e engenharia, promovida pela organização Society for Science, e cuja representação nacional é da responsabilidade da Fundação da Juventude, decorreu entre 11 e 17 de maio, em Los Angeles, e teve a concurso projetos de cerca de 2 mil estudantes do ensino secundário, de cerca de 70 países e regiões do mundo.

Recorde-se que, através da representação assegurada pela Fundação da Juventude – como organizadora da Mostra Nacional de Ciência –, as delegações portuguesas enviadas a mostras internacionais têm conseguido frequentemente distinções. Exemplos recentes disso são os primeiros prémios nas edições de 2023 do EUCYS – Concurso Europeu para Jovens Cientistas, organizado pela Comissão Europeia, em Bruxelas, e da MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pela Fundação Liberato, no Brasil, bem como o segundo lugar no Concurso Italiano para Jovens Cientistas 2024, promovido pela FAST Milano.

Mostra Nacional de Ciência 2024 junta centenas de jovens cientistas na Alfândega do Porto

De 23 a 25 de maio, mais de 330 jovens cientistas juntam-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto para a Mostra Nacional de Ciência 2024, organizada pela Fundação da Juventude. Este é o maior evento nacional de ciência dedicado aos jovens e o culminar do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado, anualmente, pela Fundação da Juventude há 32 anos. Em disputa estão cerca de 100 mil euros em prémios, nos quais estão incluídos prémios monetários, prémios de experiência – como participar em estágios em Centros de Investigação e Desenvolvimento ou mentoria por especialistas –, e os prémios internacionais, nos quais os projetos ganham a possibilidade de viajar e representar Portugal nos maiores concursos de ciência do mundo (nomeadamente nos Estados Unidos da América, China e Brasil).

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close