Entrevistas
Festival Continente “abre as portas a toda a gente”
O Festival da Comida Continente é o único evento gratuito em Portugal que junta o espetáculo da música às mais recentes novidades do território da alimentação, com o objetivo de democratizar o acesso ao entretenimento, através da música e da gastronomia. A 6ª edição arranca este fim de semana, 6 e 7 de julho, no Parque da Cidade do Porto. Tiago Soeiro, Brand Experience Manager do Continente, abre as portas aos leitores da Agência de Informação Norte sobre um festival que promete receber milhares de pessoas.
2 de julho 2024

Agência de Informação Norte (AIN) – Estamos a poucos dias do arranque da 6.ª edição do Festival da Comida Continente. É uma aposta ganha?
Tiago Soeiro – Sem dúvida! E esta 6ª edição do Festival Comida Continente promete oferecer ainda mais experiências gastronómicas e, paralelamente, mais entretenimento e mais conteúdos. Os visitantes terão a oportunidade de provar refeições preparadas por chefs de renome, participar em show cookings, degustações, provas de vinhos e múltiplas atividades. Uma novidade interessante é a introdução do ‘Palco Arraial Pisca Pisca’, inspirado nas festas populares, que promete ser um ponto alto do festival, celebrando a cultura e as tradições portuguesas de uma forma inovadora. Este é um evento para todos e é também reconhecido pelas suas práticas sustentáveis, certificadas pela Sociedade Ponto Verde, o que reforça o compromisso com a comunidade e o meio ambiente. Estamos muito felizes por podermos proporcionar mais uma edição do festival que dá palco a todos os gostos e que vai ao encontro das necessidades dos visitantes.
AIN – Quais são os momentos altos desta edição?
Tiago Soeiro – Nesta 6ª edição, que vai decorrer uma vez mais no Parque da Cidade no Porto, a 6 e 7 de julho, com entrada livre e horário alargado, haverá novos palcos temáticos, como o ‘Palco Arraial Pisca Pisca’, que é a grande novidade, que consiste num espaço dedicado ao público jovem e que promete uma atmosfera festiva e animada. Com a presença de artistas como Toy, Romana, Rebeca, 4Mens e o grupo Turb’ ó Baile, este palco foi inspirado nos tradicionais arraiais de verão, trazendo uma energia contagiante para o festival. Também teremos o ‘Palco Saudável Oliveira da Serra’, focado na natureza e bem-estar. O festival terá, ainda, um ‘Palco Kids’ para as crianças, com diversas animações e atuações, para já não falar do Palco Principal, o ‘Palco Continente’, que receberá a atuação de Manuel Turizo no dia 6 de julho, às 22h00. Este palco é o epicentro do festival, onde artistas de renome proporcionam momentos de entretenimento inesquecíveis para todos os presentes, como é o caso de Maninho, Ivandro, Tony Carreira, Deejay Kamala, Pedro Abrunhosa e Aurea.
Por outro lado, a Cozinha Continente, um espaço de 2800 metros quadrados, contará com cinco chefs de renome – Marlene Vieira, Justa Nobre, Manuel Almeida, Hélio Loureiro e Diogo Rocha – que confecionarão iguarias com produtos nacionais. O chef Chakall regressa com a ‘Grelha do Chakall Lay’s’, oferecendo carne argentina na chama e uma variedade de carnes grelhadas. As senhas para provar os pratos dos chefs podem ser compradas na App Cartão Continente a partir de 3 de julho.
AIN – Que outras mais-valias tem este festival?
Tiago Soeiro – É importante salientar que, além destes eventos principais, teremos um horário alargado, que permitirá aos visitantes desfrutarem do festival durante mais tempo. O principal objetivo é promover a democratização a um evento cultural e gastronómico, proporcionando momentos de descontração para todos. Além disso, estamos a falar de um festival com diversos eventos, destinados a atrair um público diversificado e a proporcionar experiências memoráveis, com uma oferta de entretenimento para toda a gente e também para os membros da família de quatro patas, porque somos um festival pet friendly.
AIN – Sendo um festival de entrada livre, esta é uma marca diferenciadora do evento, para que o mesmo chegue a todos?
Tiago Soeiro – No Continente, agarramo-nos à premissa de todos para todos. Por isso, no nosso festival, à semelhança de darmos palco a todos os gostos, abrimos as portas a toda a gente.
AIN – Que importância tem este festival junto da marca e da população?
Tiago Soeiro – O Festival da Comida Continente é crucial para a marca e para a população, fortalecendo a ligação emocional entre ambas. O evento, por ter entrada livre e por combinar espetáculos de música e novidades gastronómicas, atraiu mais de 500 mil visitantes na edição de 2023 e serviu mais de 50 mil refeições. Este festival dá palco a todos os gostos, oferece uma imersão de experiências gastronómicas, show cookings, degustações, provas de vinhos e interação com chefs de renome, para além de proporcionar entretenimento para todas as idades, com concertos de artistas nacionais e internacionais e animações variadas. Neste sentido, o Festival da Comida Continente reforça a ligação emocional das famílias com a marca, abordando temas como degustação, sensibilização e entretenimento, além de destacar a responsabilidade, qualidade, valor, variedade e preço.