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Barco histórico que servia a Marinha inglesa aumenta capacidade para viagens exclusivas no Douro
Friendship I, superiate de 1957 que pertence à Pipadouro, viu ser aprovado o acréscimo de lotação para 16 passageiros e passa a disponibilizar duas suites nas propostas de turismo fluvial de luxo.
O Friendship I, um superiate de 1957 que servia a Marinha inglesa, encanta os turistas no rio Douro há 17 anos e viu agora ser aprovado o aumento de lotação para 16 passageiros (mais dois elementos da tripulação), na mesma altura em que a empresa que o detém, a Pipadouro, avança para a comercialização de uma segunda suite a bordo do Wooden Yacht Classic com 66 pés de comprimento.
Conservando o charme original, a embarcação construída nos estaleiros já extintos da E.F. Elkins em Christchurch, no sul de Inglaterra, para a British Royal Navy tem sido alvo de minuciosas intervenções para garantir segurança e comodidade, sem abdicar do charme original.
“Este aumento de lotação do Frienship I é uma meta que ambicionávamos há algum tempo pois, embora a média de passageiros ronde as quatro a seis pessoas, temos registado uma crescente procura para a realização e eventos corporate. São cada vez mais os pedidos que recebemos por parte de empresas para programas exclusivos, sendo que as apresentações de vinhos, as receções a jornalistas ou a representantes
das marcas de vinhos no estrangeiro são as solicitações mais recorrentes”, salienta a Diretora de Operação da empresa, Ana Clara Silva, citada em nota de imprensa.
O operador que introduziu o conceito de _Vintage Wine Travel _no mercado nacional privilegia o luxo e o conforto, promovendo o usufruto exclusivo de um barco histórico sem paralelo na região e alargando progressivamente o leque de opções ao dispor dos seus clientes.
“Sendo impulsionadores do conceito de Vintage Wine Travel, é para nós igualmente gratificante contribuir para que os nosso parceiros fechem negócios a bordo e ajudem a promover o que de melhor se faz no Douro. O meio de transporte ideal para conhecer a região é o barco e, nesse aspeto, o aumento de lotação faz com que o Friendship I se distinga, cada vez mais, da concorrência na categoria de embarcações marítimo-turísticas, tendo agora uma lotação proporcional à sua real capacidade”, acrescenta Ana Clara Silva.
O Friendship I era originalmente uma embarcação marítima destinada ao transporte de Almirantes da Marinha inglesa para os barcos de guerra, conservando até aos dias de hoje o motor original da General Motors, de 1940, projetado inicialmente para equipar os veículos blindados (tanques) utilizados na Segunda Guerra Mundial.
Após um longo período ao serviço da British Royal Navy, o barco foi adquirido por uma família italiana, que o viria a colocar à venda no Algarve, já em 2007. Foi nessa altura que Gonçalo Correia dos Santos, sócio fundador da Pipadouro, garantiu a embarcação e implementou o conceito de Turismo Fluvial de Luxo no Douro, cativando o mercado internacional com viagens únicas na mais antiga Região Demarcada e
Regulamentada do Mundo.
A empresa que opera a partir de um cais privado no Pinhão apresenta dois barcos classificados como _Gentleman’s Vintage Boats_: para além do Friendship I, tem ao dispor dos seus clientes o Pipadouro II, um
_Vintage Boat_ com 30 pés de comprimento, datado de 1965 e construído nos estaleiros de João Brites, em Lisboa, com recurso a desenhos da Americana Chris-Craft.
Após ter batido um recorde de ocupação, com 1.455 passageiros a bordo do Friendship I e do Pipadouro II ao longo de 2023 (uma subida de 18% em relação ao ano anterior, com 75% de clientes estrangeiros), o operador continua a diversificar a sua oferta e lançou recentemente o programa _Vintage Wild Travel_, propondo uma incursão no lado mais selvagem do Douro em viagem de charme até Barca D’Alva.
O leque de propostas exclusivas contempla ainda Um Dia no Douro, Almoço Vintage, Bed & Breakfast, Fim de Tarde, Jantar de Charme, Vintage Breakfast ou Wine with a View, para além das inúmeras possibilidades dos programas feitos à medida, e de partidas regulares entre o Pinhão e o Tua.
Foto: DR