Videos
Festival do Bacalhau: “A montra de excelência da história e cultura” do município da Gafanha da Nazaré
Já começou a 15.ª edição do Festival do Bacalhau, que decorre até ao final de domingo, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Tony Carreira atua esta noite no palco principal.
15 de agosto 2024
O município de Ílhavo começou, ontem, a comemorar a sua história e cultura, com a inauguração da 15.ª edição do Festival do Bacalhau. Durante cinco dias, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, é o palco da melhor gastronomia, onde o bacalhau é preparado, de mil e uma maneiras, por 14 associações locais, herdeiros do conhecimento de uma longa história associada à pesca do bacalhau.
“O Festival do Bacalhau é, com muito orgulho, a montra de excelência da história e cultura, da gastronomia e da economia do nosso Município, da nossa Região e do nosso País”, garantiu o presidente da câmara, João Campolargo, na cerimónia de abertura.
Salientou que o evento é “o maior Festival do Bacalhau de Portugal”, e lembrou que segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, 14 empresas do setor sediadas no Município de Ílhavo “geraram um volume de negócios de 148 milhões de euros e um Valor Acrescentado Bruto de 30 milhões de euros, sendo responsáveis pela criação de 750 postos de trabalho diretos”.
Convidada para a inauguração, a secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, deixou na cerimonia de inauguração o compromisso do Ministério da Agricultura e Pescas de “tudo fazer” para cooperar com o setor, visando “preservar e estimular» os negócios e a cultura ligados ao bacalhau.
Ao todo são 500 voluntários e 50 colaboradores da autarquia envolvidos neste evento que no ano passado acolheu 180 mil pessoas.
O Festival do Bacalhau tem dois pontos altos, no sábado, com a “Corrida Mais Louca da Ria” e no domingo com a “Volta ao Cais em Pasteleira”, em que, pela primeira vez, será premiada a melhor “farpela” e a melhor “pasteleira”.
Na música, o palco principal é Tony Carreira (hoje), GNR (sexta-feira), Aurea (sábado) e Buba Espinho (domingo). O maior evento anual do município de Ílhavo tem um investimento superior a 450 mil euros por parte da autarquia de Ílhavo.
Foto: DR