Videos
Festival do Bacalhau: “A montra de excelência da história e cultura” do município da Gafanha da Nazaré
Já começou a 15.ª edição do Festival do Bacalhau, que decorre até ao final de domingo, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Tony Carreira atua esta noite no palco principal.
O município de Ílhavo começou, ontem, a comemorar a sua história e cultura, com a inauguração da 15.ª edição do Festival do Bacalhau. Durante cinco dias, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, é o palco da melhor gastronomia, onde o bacalhau é preparado, de mil e uma maneiras, por 14 associações locais, herdeiros do conhecimento de uma longa história associada à pesca do bacalhau.
“O Festival do Bacalhau é, com muito orgulho, a montra de excelência da história e cultura, da gastronomia e da economia do nosso Município, da nossa Região e do nosso País”, garantiu o presidente da câmara, João Campolargo, na cerimónia de abertura.
Salientou que o evento é “o maior Festival do Bacalhau de Portugal”, e lembrou que segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística, 14 empresas do setor sediadas no Município de Ílhavo “geraram um volume de negócios de 148 milhões de euros e um Valor Acrescentado Bruto de 30 milhões de euros, sendo responsáveis pela criação de 750 postos de trabalho diretos”.
Convidada para a inauguração, a secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, deixou na cerimonia de inauguração o compromisso do Ministério da Agricultura e Pescas de “tudo fazer” para cooperar com o setor, visando “preservar e estimular» os negócios e a cultura ligados ao bacalhau.
Ao todo são 500 voluntários e 50 colaboradores da autarquia envolvidos neste evento que no ano passado acolheu 180 mil pessoas.
O Festival do Bacalhau tem dois pontos altos, no sábado, com a “Corrida Mais Louca da Ria” e no domingo com a “Volta ao Cais em Pasteleira”, em que, pela primeira vez, será premiada a melhor “farpela” e a melhor “pasteleira”.
Na música, o palco principal é Tony Carreira (hoje), GNR (sexta-feira), Aurea (sábado) e Buba Espinho (domingo). O maior evento anual do município de Ílhavo tem um investimento superior a 450 mil euros por parte da autarquia de Ílhavo.
Foto: DR