NotíciasSem categoria
Aveiro: Investimentos no Pavilhão Desportivo e Escola do Solposto
6 de fevereiro 2025

A Câmara Municipal de Aveiro vai deliberar, esta quinta-feira, dia 6, a abertura de um novo concurso público internacional para a construção do novo Pavilhão Municipal – Oficina do Desporto, com um valor base de 22.790.000€ e um prazo de execução de 540 dias. Este é o terceiro concurso lançado para a execução desta obra, após as tentativas anteriores não terem sido bem-sucedidas, pois as empresas interessadas não cumpriram os critérios necessários para a adjudicação.
Em comunicado, esta autarquia refere que o novo pavilhão terá um papel crucial ao responder às necessidades da comunidade aveirense, com especial destaque para os programas de “Desporto para os Cidadãos” que a Câmara Municipal quer desenvolver, bem como para as Associações Desportivas com modalidades de pavilhão. O Pavilhão Desportivo Municipal será composto por quatro campos polidesportivos, permitindo a prática de diversas modalidades coletivas, sendo que um desses campos contará com bancadas para até 2.500 pessoas. Para além dos campos, o equipamento incluirá um Ginásio Polivalente para modalidades individuais, instalações para técnicos e treinadores, zonas de apoio, salas de reabilitação de atletas, salas de formação, auditório e sala de estudo.
Existirá ainda uma área destinada à equipa da Câmara Municipal de Aveiro para a gestão do equipamento e da parte desportiva municipal, bem como zonas que poderão ser concessionadas, como bares de apoio, ginásio e clínica de fisioterapia. Com uma área de implantação de 10.400 m² e uma área bruta de construção de 22.615 m², o Pavilhão será projetado com condições de eficiência energética e funcionalidade. Este investimento representa uma obra de grande importância para o município, resolvendo a falta de um pavilhão municipal e satisfazendo as necessidades dos clubes e associações, especialmente no que diz respeito à formação de jovens e ao desenvolvimento de projetos destinados à comunidade escolar e à população sénior.
O Executivo Municipal também deliberará sobre a abertura de um novo concurso público para a conclusão da obra de qualificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, com um valor base de 3.710.000€. A obra inclui a conclusão da rede de abastecimento de águas, redes de águas residuais e pluviais, rede de gás, instalações elétricas, infraestruturas de telecomunicações, climatização e ventilação, sistema de segurança contra incêndios, bem como os acabamentos e arranjos interiores e exteriores. A conclusão desta obra é considerada uma necessidade urgente para a comunidade escolar local.
A Câmara Municipal de Aveiro decidiu, em maio de 2024, rescindir o contrato com a empresa PEMI – Engenharia e Construção Lda., responsável pela requalificação e ampliação da Escola Básica do Solposto, em Santa Joana, obra que estava em curso desde julho de 2022. A rescisão ocorreu após a empresa ser declarada insolvente, a 13 de março de 2024, e devido aos sucessivos incumprimentos nos planos de trabalho previstos, refere a mesma nota de imprensa.