DestaqueVideos
Ovar: Câmara investe um milhão de euros no “melhor Carnaval do país”
Num domingo gordo, que promete ser chuva em algumas cidades, Ovar é, provavelmente, um dos melhores sítios para brincar ao Carnaval. Os grandes Corsos Carnavalescos são o culminar de meses de trabalho dos 24 grupos e de um total de dois mil participantes do concelho, onde não faltou a sátira política — até porque assuntos é coisa que tem havido últimos dias. São esperadas mais de 150 mil pessoas.
2 de março 2025
As principais avenidas de Ovar, no distrito de Aveiro, estão transformadas este domingo em “sambódromo”, onde milhares de pessoas assistem à passagem do cortejo alegórico de Carnaval, com 24 trupes, num total de 2 mil participantes.
O Carnaval de Ovar é um dos eventos mais tradicionais da cidade, com impacto significativo na economia local, além de ser uma das festas mais aguardadas do ano. Numa tarde amena, cheia de cor, luz, animação e muita música, a “vitamina da alegria”, como é conhecido este Carnaval, tem um investimento por parte do município, que ronda um milhão de euros. “No âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Cultural e Recreativo, a Câmara Municipal atribuiu um apoio total de 243.000€ (duzentos e quarenta e três mil euros) aos Grupos de Carnaval e às Escolas de Samba para o Carnaval de Ovar 2025, o que se traduz num aumento de 24.000€, face ao ano anterior, a que se somam custos de logística, segurança, socorro, entre outros, que estão agregados a vários eventos”, refere a autarquia vareira à Agência de Informação Norte. Fonte camarária acrescenta que as novidades desta edição são sempre os temas dos grupos, que, ano após ano, “dão o seu melhor para elevar o Carnaval de Ovar e superarem a fasquia das edições anteriores, que é elevadíssima, apostando, neste sentido, em carros alegóricos pensados ao pormenor, coreografias fora da caixa e enredos hilariantes e interativos”. A edição deste ano, passam temas como “as preocupações ambientais, homenagens à história e à cultura, passando por temas muito atuais e uma mão cheia de divertidas brincadeiras. O desfile promete agarrar o espectador do primeiro ao último minuto”.
Relativamente ao público nas bancadas, a autarquia lembra que, no ano passado, o desfile de domingo contou com 10.500 espectadores (peão + bancadas), números que a autarquia garante terem superados nesta edição, uma vez que foram aumentados os lugares de bancada. “No total, são 7.204, mais 348 do que no ano anterior.”
“Isto é maravilhoso e os portugueses sabem viver bem esta festa”
Pedro Mendes é de Ovar e, “como todos os vareiros”, sente o Carnaval como ninguém. “Vivemos isto o ano todo. Todos temos uma história ligada a este evento.” Pedro viaja pela infância e recorda o seu avô Manuel. “Ele não perdia um. Tinha uma paixão indescritível, que conseguiu passar a toda a família. É pelo Carnaval que aqui estamos, mas principalmente por ele”, confidenciou à Agência de Informação Norte.
Entre os muitos espectadores que se juntavam para ver o desfile, Ana Maria, de 79 anos, natural de Espinho, esperava sentada numa cadeira de praia. Apesar do céu com algumas nuvens e de uma temperatura agradável, mantinha um guarda-chuva aberto — não para se proteger da chuva, mas do sol. Estar ali, na linha da frente, já era uma tradição: “Faço sempre questão de chegar cedo e ficar na primeira fila. Gosto de ver tudo bem, sem perder nenhum pormenor”, afirmou.
Ana Maria acompanha o Carnaval de Ovar há vários anos e não esconde o entusiasmo: “Venho todos os anos porque gosto de ver estas beldades passar. É uma alegria que não se explica, só se sente”, disse, com um sorriso, enquanto aguardava o início do cortejo.
A dedicação de pessoas como Ana mostra bem o carinho e a importância que este Carnaval tem, não só para os habitantes locais, mas também para quem vem de fora. “Este Carnaval é formidável. Muito melhor do que em França”, disse à Agência de Informação Norte um francês de 63 anos, que está de passagem por Portugal, nomeadamente pelo Furadouro, onde tem amigos. Théo Durand dizia estar “impressionado” com a cultura do Carnaval vareiro: “Isto é maravilhoso e os portugueses sabem viver bem esta festa. São imaginativos nos carros e nas roupas que escolhem.”
“A menina dos olhos de todos os vareiros”
Dentro do recinto, a assistir à passagem dos grupos de animação e no meio de um ruído ensurdecedor, o presidente da Câmara de Ovar, Domingos Silva, garantiu à Agência de Informação Norte que “Ovar tem o melhor Carnaval do país” e que o mesmo é “a menina dos olhos de todos os vareiros”. Esta celebração é destacada pelo autarca como “a festa maior” desta cidade, envolvendo “quase a totalidade do município, desde as escolas até às associações de pais e educadores”. Como prova desse envolvimento, no passado domingo, desfilaram “mais de 2500 crianças oriundas de todo o município de Ovar”, recorda.
Em relação à afluência, diz, convicto, esperar “nos três dias principais mais de 150 mil visitantes”. Este número crescente de visitantes reflete “um aumento gradual do número de pessoas que nos visitam nesta altura”. O evento, na opinião do autarca social-democrata, não se resume apenas aos dias principais, uma vez que “já desde janeiro que o Carnaval está a ser vivido em Ovar com um conjunto de iniciativas. Estamos a falar de mais de 25 dias com grandes iniciativas”.
Uma das características distintivas deste Carnaval é a ausência de um tema fixo: “O Carnaval de Ovar não tem um tema. Cada grupo tem a liberdade de escolher. Faz mais sentido”. Este espírito folião, tão próprio do Carnaval de Ovar, é, para Domingos Silva, um reflexo da forma de estar dos vareiros, pois “se há coisa que caracteriza esta gente é, sempre, a atitude positiva que procuramos ter perante a vida e que transmitem neste Carnaval”.
De salientar que a autarquia reforçou os meios de socorro nesta edição, recorrendo a entidades especializadas, garantindo desta forma a permanência de ambulâncias até ao fim dos eventos, duplicando o número de médicos, reforçando o número de bombeiros e meios disponíveis de socorro, incluindo dois carros de Suporte Avançado de Vida. Além disso, a vigilância esta a ser reforçada com drones.