Entrevistas
Livro mais recente de Pedro Melo incentiva-nos a ser melhores
Pedro Melo, que já tivemos a oportunidade de entrevistar anteriormente, lançou em janeiro o seu último livro “Ser M.A.R.C.A. que marca”, totalmente diferente das suas anteriores obras. A AIN quis saber mais e veio conversar com o escritor.
3 de março 2025

Agência de Informação Norte – Pedro Melo, obrigado por partilhar com a AIN mais uma obra sua: “Ser M.A.R.C.A. que marca”. É uma obra diferente das anteriores, não é?
Pedro Melo- Na verdade pode parecer diferente, mas é na verdade a obra que se coaduna com a minha missão nuclear que é “a missão das palavras…por si”! Desde a poesia, aos ensaios e livros infantis, este livro resulta da minha experiência de vida em diversas dimensões e resolvi, na verdade, agora partilhar com o Mundo, as técnicas que eu mesmo uso ao longo de mais de vinte anos.
AIN – Este livro resulta também da sua especialização em Coaching e Programação Neurolinguística, não é verdade?
Pedro Melo – Diria que têm muitos contributos dessas duas áreas, mas eu sou um homem da Ciência e das Artes e, por isso, resulta do todo, que como sabiamente nos afirma Aristóteles, é maior do que a soma das partes. Por isso este livro é, talvez, mais um livro que culmina a minha missão como Pessoa Humana, que tem conhecimentos de áreas científicas diversas, como a Enfermagem (que me traz uma compreensão única do que é a condição humana), o Teatro (que me permite entender como a comunicação verbal e não verbal são estruturantes na interação intencional), a Literatura (que me permite entender o poder das palavras), o Empreendedorismo (que me fez aliar a criatividade à inovação) e sim, também o Coaching e a Programação Neurolinguística, onde sou internacionalmente certificado há 5 anos (que me permitiram entender que há técnicas que nos condicionam como mapas mentais para atingir objetivos).
AIN – E como surgiu esta ideia da” M.A.R.C.A.”?
Pedro Melo – Precisamos recuar 21 anos, quando fiz um curso: Criação de Empresas e Empreendedorismo. Na altura, fui desafiado por um economista, que ainda hoje se mantém uma referência para mim, a pensar numa noção de marca. Eu já era enfermeiro há 3 anos e fui desafiado a pensar num projeto empreendedor, que fosse inovador na área da Enfermagem e isso obrigou-me a pensar sobre o que é a marca da Enfermagem. Depois fui exposto a histórias inspiradoras, como a história do Frank Mars, que me fizeram entender que mais do que a marca da Enfermagem, para ser empreendedor e inovador tinha primeiro de descobrir a marca do Pedro que era também enfermeiro. Foi uma viagem de 24 anos até hoje, aplicando técnicas que fui desenvolvendo e, há 5 anos, com a certificação em Coaching e PNL percebi que podia organizar toda essa informação de uma forma estruturada e útil para os outros. Então entendi que devia organizar essa marca, num acrónimo que enforma as cinco dimensões que fui construindo e treinando nas diferentes dimensões da minha vida (quer as profissionais quer ao nível pessoal) e nasceu a teoria da “M.A.R.C.A.”
AIN- Porque lhe chama teoria?
Pedro Melo- Porque tem fundamentos, premissas e uma construção com alicerces próprios que a enformam como tal. Mas diria que é uma teoria orientada para uma área voluntária da minha existência- ajudar as outras Pessoas a desenvolver o seu melhor.
AIN- E o que significa então o acrónimo “M.A.R.C.A.”?
Pedro Melo – Significa “Memória”, “Alcance”, “Respeito”, “Carisma” e “Amor”. Cada uma destas dimensões da “M.A.R.C.A.” é um capítulo do livro, que explica através de questões poderosas e potenciadoras de um caminho individual, onde eu apenas sou o copiloto, como o/a leitor/a pode ser melhor Pessoa Humana (seja como marido ou mulher, como pai ou mãe, como filho ou filha, irmão ou irmã, amigo ou amiga ou ao nível profissional) em cada uma destas dimensões.
AIN- E como une todas as suas experiências na aplicação desta teoria?
Pedro Melo- O/a leitor/a a ler a introdução do livro vai entender que tenho experiências profissionais desde a indústria de cablagens de automóveis, passando pela restauração e cozinha, até à experiência como empreendedor, enfermeiro, professor e investigador e, claro, escritor, que é a minha alma (principalmente como poeta). Também vai perceber que tive experiências pessoais de aprendizagem incríveis, com desafios como a perda de um pai muito precocemente, a vivência de bullying, como vítima, durante dez anos da minha vida e a aprendizagem com familiares incríveis como os meus avós e a minha mãe. No livro fica claro, como todas as experiências podem ser usadas a favor da construção de uma “M.A.R.C.A.” que marca (para o bem, que foi o caminho que tenho escolhido sempre, ou para o mal, como tantas pessoas na História escolheram – por exemplo o Hitler).
AIN- Pode revelar algumas das técnicas de que fala o livro?
Pedro Melo- No livro o/a leitor/a tem acesso a um livro de exercícios para cada dimensão da “M.A.R.C.A.” que intitulei “O Diário da minha M.A.R.C.A.” e é um livro que é para ir fazendo com o tempo de cada um e onde eu, através dos exercícios, como que acompanho o/a leitor/a na construção e desenvolvimento da sua “M.A.R.C.A.” Na “Memória” exploramos como nos tornarmos memória positiva na vida das outras pessoas, descobrindo o melhor de nós; No “Alcance” aprendemos a comunicar melhor; No “Respeito” aprendemos a respeitar-nos a nós mesmos/as, às outras pessoas e ao Mundo; No “Carisma” aprendemos a identificar o que nos torna únicos e como utilizar essa individualidade e, por último, no “Amor”, aprendemos o que são indicadores de amorosidade e como são impactantes na construção da nossa “M.A.R.C.A.”. Termino dizendo que a “Memória” e o “Amor”, primeira e última letras, colam o “Alcance”, o “Respeito” e o “Carisma” e isso é uma premissa fundamental, que o/a leitor/a só vai descobrir quando completar a viagem.
AIN- Este livro então não é relacionado com a Enfermagem, nem com a Literatura, nomeadamente a poesia?
Pedro Melo – Como o todo é maior que a soma das partes, sim e não. Na verdade, o capítulo da “Memória” começa com um dos poemas mais poderosos que considero que escrevi e que se chama “Finalmente poesia”. Na verdade vou partilhando contributos de autores como Hanna Arendt que nos remete para a compreensão da condição humana, Rosenzweig que nos fala da importância da primeira impressão que provocamos nos outros, António Damásio, quando exploro emoções e sentimentos, Carl Rogers ou Festinger para explorar a congruência e a coerência ou Brown para explorar como da vulnerabilidade podemos construir poder. Todos estes autores/as foram sendo explorados porque sou um cientista da ciência das firmezas e infirmezas das Pessoas Humanas (a Enfermagem), nomeadamente na área do empoderamento, mas também um ator (fiz recentemente uma atualização fantástica no Brasil), radialista, criador de conteúdos digitais no Instagram e Youtube (onde me formei também em criação de conteúdos para podcast) e ainda toda a experiência maravilhosa que a própria AIN me proporcionou com os programas “Saúde em Direto” e “Saúde sem Fronteiras”, que me permitiram entrar e deixar entrar na vida de tantas pessoas a vida de tantas outras Pessoas Humanas inspiradoras, da área da ciência, das artes, da política, da informação.
AIN- Obrigado, Pedro, pela generosidade sempre tão inatas. Há outros projetos associados a este?
Pedro Melo – Sim, a página de Instagram “pedromelo.MARCA” tem tido um crescimento exponencial ao nível europeu e nos países de língua oficial portuguesa e as minhas anteriores experiências com crianças, jovens e adultos, com intervenções com a poesia que intitulava de “autocuidado pelas palavras”, fizeram nascer mais este projeto voluntário de potenciar o desenvolvimento dos outros e além da tradução para inglês do livro “Ser M.A.R.C.A. que marca”, que está quase concluída e pronta a sair e se vai intitular “Be B.R.A.N.D. that brands”, também sairá ainda no mês de Março um livro infanto-juvenil “O Marco e a M.A.R.C.A.” que completará o acesso do primeiro livro aos mais novos, para que também eles se possam desenvolver.
AIN- A capa do livro é também uma criação do Pedro?
Pedro Melo – Sim, a do “Ser M.A.R.C.A. que marca” é um quadro que pintei há alguns anos e que se chama “transições”, um óleo sobre tela e no livro infanto-juvenil a capa é também uma aguarela da minha autoria.
AIN- Para concluirmos, quer falar do prefácio e do posfácio?
Pedro Melo- Obrigado, pois não poderia deixar de falar das Pessoas Humanas e Profissionais extraordinários que tiveram a generosidade e entrega para escreverem o prefácio e posfácio. No caso do “Ser M.A.R.C.A. que marca” o prefácio é do Dr. Adelino Cunha (CEO da Solfut e da marca I Have the Power, uma das empresas mais extraordinárias no desenvolvimento pessoal e profissional e uma das minhas referências na área – é um profissional brilhante e com uma humildade e entrega raras às outras pessoas) e o posfácio é da Drª Cláudia Telles de Freitas (executive coach e consultora sénior no setor da saúde em Portugal) que é para mim uma irmã de alma, ao nível pessoal e profissional e a quem vou sempre ter uma gratidão infinita. No livro “O Marco e a Marca” o prefácio é de Ana Pinto (que fundou o projeto HANA), que usa técnicas do storytelling para empoderar crianças, jovens e adultos e o posfácio da Joana Ferreira (que fundou o projeto “desenvolver_competências” e que é para mim também uma irmã de alma. Foram ambas minhas colegas na certificação internacional em Coaching e são duas referências para mim.
AIN- Onde podem as pessoas adquirir o livro?
Pedro Melo- Ele está disponível na plataforma “Clube dos Autores” em Portugal no site: aqui: e no Brasil em: aqui: . Estará em breve nas livrarias habituais e está já na Amazon, mercado livre e estante virtual. Há muitas formas de chegar a ele.
Texto e foto: Andreia Ferreira