Destaque
Chuva obriga a concentrar Carnaval de Ovar no Espaço Folião
O Carnaval de Ovar realiza-se este fim-de-semana no Espaço Folião, com sambas-enredo e a atuação de Jorge Aragão, enquanto o Carnaval das Crianças foi adiado para 31 de maio.
6 de fevereiro 2026

Com conforto e segurança, a festa do Carnaval de Ovar é no Espaço Folião. Amanhã, 6 de fevereiro, a festa começa com a merecida aclamação dos Reis do Carnaval de Ovar: D. Gayatus II – O Rei do Bronx e D. Belinha – A Misericordiosa, que têm o primeiro grande contacto com o público depois do cancelamento da Chegada do Rei, no passado fim-de-semana. A cerimónia, prevista para as 21h45, antecipa o espetáculo promovido pelas 4 escolas de samba do concelho que apresentam os sambas-enredo.
“Esta é uma noite especial, protagonizada pelos vareiros e que muito engrandece o Carnaval de Ovar”, antecipa Domingos Silva, destacando “o trabalho de excelência que fazem as quatro escolas de samba do concelho, marcado por um crescimento sustentado e bem enraizado na comunidade”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ovar destaca ainda o momento de aclamação aos Reis do Carnaval. “A chuva obriga-nos a ser criativos. Não podíamos deixar de prestar esta homenagem aos reis e através deles, a todos os que fazem do Carnaval de Ovar um evento tão diferenciador e identitário”.
No dia seguinte, o calor do país irmão promete aquecer tudo e todos. Jorge Aragão sobe ao palco do Espaço Folião para uma noite inesquecível ao som de êxitos como “Malandro”, “Vou Festejar”, “Coisinha do Pai”, “Logo Agora”, “Enredo do Meu Samba” e “Tem Nada Não”. Uma celebração cheia de ritmo, alegria e samba no pé, protagonizada por um dos maiores nomes da música brasileira — cantor, sambista, instrumentista e compositor de referência. A festa arranca às 22h00.
Atendendo às previsões meteorológicas adversas para os próximos dias, o Município de Ovar decidiu adiar a realização do Desfile do Carnaval das Crianças. A decisão foi tomada em articulação com representantes das Escolas, Associações de Pais e IPSS inscritas na edição deste ano. Com base na informação meteorológica disponível, foi unânime o entendimento de que não estavam reunidas as condições de segurança e conforto necessárias para a realização do tradicional desfile.
Apesar de analisadas outras possibilidades, foi também consensual a opção de transferir o Desfile do Carnaval das Crianças para o dia 31 de maio (domingo), véspera do Dia Mundial da Criança, mantendo-se o evento nos moldes agora previstos, salvaguardando a participação, a qualidade e o espírito festivo que caracterizam esta iniciativa.
“Desta forma garantimos que todo o trabalho realizado pelas escolas, associações de pais e crianças é salvaguardado”, defende o autarca, acrescentando que este evento é fundamental “para preservar tradições e garantir o futuro do Carnaval”.
O Município agradece a compreensão e o envolvimento de toda a comunidade educativa e associativa, reafirmando o compromisso de proporcionar às crianças um momento de celebração seguro, alegre e memorável.
Ontem, 5 de fevereiro, foi igualmente cancelado o Carnaval Sénior. Tendo em conta que se trata de um público particularmente sensível e perante as previsões meteorológicas especialmente adversas para este dia, a organização optou por uma decisão preventiva, colocando o bem-estar dos participantes em primeiro lugar.



