Breves

Barcelos: Obras da coleção Paulo Parra em exposição no Espaço Cultura

O Espaço Cultura (ex Casa do Vinho) recebe amanhã (terça-feira, 12 de dezembro) a exposição “Ambientes com Design – Sentar e Iluminar Portugal”, obras da coleção Paulo Parra, uma mostra que abrange um universo muito variado de peças do design, desde candeeiros a cadeiras de assento, e constitui um momento ímpar para apreciar um património importante da história do design, inovação e tecnologia portuguesas.
A exposição apresenta uma variedade de assentos, que vão desde a simples cadeira de esplanada ao sofá desenhado para interiores sofisticados, passando pelas cadeiras de trabalho, as quais têm possibilidade de afinação das dimensões e posições. O mesmo acontece com os candeeiros. Alguns apenas pretendem criar ambiências luminosas requintadas, caso dos lustres; outros uma iluminação de presença, como os candeeiros de mesa com abajur, que permitem regulação e afinação da iluminação conforme as necessidades dos utilizadores.
Em síntese, a exposição pretende mostrar ambientes em que o design e a interação entre a iluminação, o assento e a mesa são decisivas, sejam ambientes de repouso, lazer, de refeição ou de trabalho.
A organização da exposição compreende três grandes temáticas sobre o repouso iluminado:
Descansar e iluminar Portugal  Conjunto de peças onde as noções tradicionais de descanso e de conforto, próprias do modernismo, são contrapostas à irreverência das influências da Pop e do Pós-modernismo, características da segunda metade do século XX, em citações que estabelecem uma intimidade com os elementos de iluminação. Estes incluem um ambiente dos anos 30, um ambiente dos anos 50, e duas propostas de ambientes mais contemporâneos, um com os novos materiais tecnológicos usuais nos anos 80 e, por contraponto, outro com um material tradicionalmente português, a cortiça, criando discursos descontraidamente opostos.
Sentar e iluminar Portugal – Conjunto de peças onde são citados ambientes cuja temática central é o sentar convencional e que, como tal, incluem apenas uma cadeira e a sua relação com uma peça de iluminação, criando pequenos microambientes pessoais.
Trabalhar e iluminar Portugal – Conjunto de peças onde são exemplificados ambientes nos quais a temática central é o trabalho. Aqui, encontramos peças de sentar com características muito especificas, pois normalmente incluem algumas preocupações superiores em termos ergonómicos e de conforto, na sua relação com a mesa de trabalho e com a iluminação, também esta por vezes mais técnica.
Paulo Parra, o autor da coleção, tem uma carreira multifacetada como designer, professor e colecionador. Com trabalhos nas áreas de Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico, desenvolveu ainda atividades como curador, museologista, pesquisador e conferencista.
A exposição estará patente até 3 de março de 2024, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

− 1 = 3

Close