SociedadeVideos

Vídeo: Presépio da Cavalinho entra para o Guiness World of Records

Portugal tem mesmo o maior presépio em movimento do mundo. A confirmação oficial chegou a semana por um responsável do Guinness World of Records, que é a autoridade mundial na matéria. Desde o dia 10 de novembro que aquele que é conhecido como o Presépio da Cavalinho, em S. Paio de Oleiros, faz parte da lista de records que o Guiness mantém na internet e publica também em livro, uma vez por ano.
Manuel Jacinto Azevedo é o responsável pelo projecto e, embora garantindo que nunca teve dúvidas quanto à sua excecional dimensão, admite que este reconhecimento oficial é sobretudo um prémio à dedicação de todas as pessoas que, ao longo de vários meses, trocaram as suas famílias por incontáveis horas de dedicação ao presépio
Apesar do recinto ocupado pelo Presépio da Cavalinho englobar mais de 7000 peças, para a avaliação pelo Guiness World of Records contaram apenas as que, apresentando-se à mesma escala e movimentando de forma mecânica pelo menos uma parte do corpo, estavam diretamente relacionados com o momento do nascimento de Cristo.
A montagem e manutenção da estrutura envolve mais de 30 voluntários, na sua maioria funcionários da empresa Cavalinho que reservam para o efeito as suas horas vagas e fins-de-semana. É graças a esse empenho e generosidade que o presépio tem vindo a crescer ao longo dos anos, atingindo agora uma dimensão que, segundo Manuel Jacinto Azevedo, dificilmente poderá ser superada.
Entre os números que ajudam a visualizar a dimensão do presépio, incluem-se estes: a estrutura envolve cerca de 3500 metros quadrados; a mecânica das peças é assegurada por cerca de 55 quilómetros de cabo elétrico e cerca de 100 sensores de movimento; e a iluminação das diferentes salas do recinto faz-se com recurso a mais de 5000 lâmpadas LED.
A 9.ª edição do chamado “Presépio da Cavalinho” continua a ter entrada gratuita e pode ser visitada diariamente até 7 de Março, entre as 09:00 e as 24:00.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

3 Comments

  1. Parabéns a todos colaboradores deste grande e maravilhoso trabalho artístico e religioso. Tivemos o prazer de conhecer este lindo presépio no natal de 2010 Desejamos aqui do Brasil um feliz Natal para todos os participantes deste projetor. José Fernandes (natural de serzedo e vivendo a 30 anos em salvado bahia brasil) e Iracema

  2. Visitei o Presépio o ano passado não gostei porque estava um pouco confuso com peças que não tinham haver umas com as outras. Já lá fui este ano com um grupo ADOREI está ESPETACULAR PARABÉNS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

54 − = 52

Close