EntrevistasGaleriaNotíciasVideos

Igreja dos Clérigos encerra segunda-feira para obras

Vão ser investidos cerca de 2,6 milhões de euros nas obras de renovação da Igreja dos Clérigos, que encerra esta segunda-feira, para obras de reabilitação do edifício, mantendo-se a Torre de porta aberta para receber todos os visitantes.
Depois das obras, os visitantes e turistas vão poder ver este monumento ex-libris da Invicta, composto pelo conjunto Igreja, Enfermaria e Torre, como era em 1779.

Com 251 anos de existência, a Torre dos Clérigos é uma das marcas do período barroco mais importantes do país e está classificada como monumento nacional desde 1910.
Construída pela Irmandade dos Clérigos, criada em 1642, o projeto foi da responsabilidade do italiano Nicolau Nasoni, que deixou dezenas de obras emblemáticas no Porto e no país.

A construção da Torre iniciou-se em 1754, demorando nove anos a concluir-se. No seu interior, uma escada em espiral dá acesso a todos os seis andares, permitindo ainda que no último piso se visualize uma paisagem única e deslumbrante sobre toda a cidade do Porto.

O arquivo documental foi transferido para a Casa da Prelada, enquanto as peças artísticas estão a ser recuperadas, regressando ao local logo que a requalificação dos Clérigos esteja concluída.

Tags
Show More

Related Articles

2 Comments

  1. Lembro-me tão bem desta igreja e da torre. Ainda bem que vai para obras. Só espero que não estraguem as imagens e a arte que nela existe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close