EntrevistasGaleriaPaís

Cortejo académico junta milhares nas ruas de Braga

O cortejo marca sempre um dos momentos de maior simbolismo para os estudantes, principalmente para caloiros e finalistas. Uns porque deixam de ser caloiros, outros porque se despedem da vida académica.
As ruas de Braga encheram-se de cor, sorrisos, euforia com a presença de milhares de estudantes para saudar os que entram e saem da universidade.
Uma festa que não é só destinada aos estudantes, é também das famílias. Ontem, dia 13, foi dia de Cortejo Académico na cidade de Braga. Um momento marcante para muitos estudantes da Universidade do Minho, principalmente os finalistas, que agora começam a pensar com mais tranquilidade no futuro.

«A Gata dá à Sola» foi o tema escolhido pela Associação Académica da Universidade do Minho para o Enterro da Gata para este ano. Um tema que alerta para a situação atual do desemprego de muitos jovem e da saída de muitos deles para fora do país à procura de uma oportunidade no estrangeiro. “Quando o país se torna uma prisão, o melhor é dar à sola” e “deixem-nos ficar” eram algumas das muitas mensagens que se podiam ler no desfile e que eram dirigidas ao governo.

O cortejo começou ao início da tarde junto ao Cemitério do Monte D’Arcos, percorrendo as ruas de Braga em direcção à avenida central. Ali, milhares de familiares e amigos aguardavam para ver passar caloiros e finalistas, o «centro das atenções» no cortejo académico.
Estiveram a concurso no Cortejo cerca de 60 carros alegóricos de curso com as tradicionais decorações alusivas ao tema escolhido, acompanhados de mensagem de crítica, alertas para temas como o elevado preço das propinas do ensino superior e da situação atual de trabalho dos jovens portugueses.
Muitos estudantes abordados pela Agência de Informação-Norte admitiram que o dia era de festa, de alegria e emoções, mas a incerteza profissional “acompanha-nos”.

Entre bengaladas, as tradicionais serenatas, as garrafas de cerveja, banhos no chafariz, tudo decorreu com muita animação.

Depois do Cortejo Académico, a festa seguiu para o Gatódromo, junto ao Estádio Municipal de Braga, e o grande ‘rei’ da noite voltou a ser o cantor popular Quim Barreiros.

Fotos: DR

[metaslider id=4048]
Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close