GaleriaSociedade

GNR encerram «Arraial da Barrinha» em Esmoriz

Terminou, ontem, em Esmoriz, Ovar, o «Arraial da Barrinha», integrado no programa «Animar as Praias», inserido no 22.º aniversário da elevação a cidade, organizado pela Junta de Freguesia de Esmoriz e Câmara Municipal de Ovar.
Trata-se de uma celebração popular com fortes memórias na região, que esteve suspensa durante 50 anos e recuperada em 2014 pela Junta de Freguesia.
Sendo a Barrinha de Esmoriz actualmente uma zona ambiental protegida, a festividade passou já o ano passado para a Praça das Companhas, junto ao bairro piscatório, que se torna assim pelo segundo ano consecutivo o palco principal de todo o programa de animação balnear da cidade.
A festividade terminou com a actuação dos GNR e a sua «Caixa Negra», ali juntando milhares de pessoas que ali recordaram os melhores cartões de visita da banda, onde não faltaram as «Dunas», «Vídeo Maria» ou a «Pronúncia do Norte». Rui Reininho destacou pontos de referência da cidade de Esmoriz e até dedicou uma canção aos patos bravos do Parque do Buçaquinho.

António Bebiano, presidente da Junta de Freguesia, enalteceu a presença de todos os que contribuíram para a realização da festividade. Por sua vez, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, começou por destacar o orgulho que sentia em poder trazer “mais de 20 anos depois os GNR novamente à Praia de Esmoriz”, uma vez que “vocês merecem”, pois, salientou, “é um orgulho ser presidente de câmara de gente tão boa”.

Festa é um local de encontro

A organização contou com a colaboração de várias colectividades que se associaram a esta festividade. As barraquinhas juntaram, durante 11 dias, milhares de pessoas que ali puderam saborear um leque variado de produtos em termos de gastronomia da região e de convívio permanente.

Fernanda Castro vive em Esmoriz e só lamenta as nortadas, mas diz encontrar sempre um cantinho acolhedor. “Eu adoro isto. Convivemos, dançamos, sorrimos e as pessoas da terra acabam por interagir de forma saudável”. João Pedro, estudante universitário, salienta que ali também é um local de encontro de jovens. “Aqui a festa também é nossa”, dava conta enquanto saboreava uma bifana, regada com um bom copo de sangria.

A animação foi diversificada ao longo destes dias e assumiu parte integrante na dinamização do evento e consequente mobilização de multidões, não faltando o teatro de rua. Artistas da cidade, como António Costa, Alberto Silva, José Reis, Alex Bruno Cordeiro e Rompe Solas e Dupont e ainda a presença da atriz Rita Ribeiro marcaram presença no palco instalado junto ao arraial.

Quanto a grupos musicais, um dos grandes destaques foi a Banda OqueStrada, os Clapton’s Addiction, os Jackie Lynchburg, a Banda Filarmónica Ovarense, que tocou em parceria com a banda Os Chocalhos. O encerramento ficou a cargo da banda de Rui Reininho, seguindo-se, como é tradição, o fogo de artifício.
AGC

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close